Cotidiano

Neve é registrada pela primeira vez em 2021 em Santa Catarina

Fenômeno foi registrado em São Joaquim, Urupema e Água Doce

Neve é registrada pela primeira vez em 2021 em Santa Catarina

Santa Catarina registrou neve pela primeira vez no ano na manhã desta segunda-feira (28). O fenômeno ocorreu em São Joaquim e Urupema, na Serra catarinense, e em Água Doce, no Oeste. A informação foi confirmada pela Epagri/Ciram, órgão que monitora o tempo no estado.

Além do fenômeno, houve registro de chuva congelada nas cidades de Bom Jardim da Serra, Urubici, Urupema e Lages, municípios da região serrana, e Abelardo Luz, no Oeste.

Em São Joaquim, por volta das 10h a mínima chegou a 1ºC. Já Urupema, a menor temperatura registrada foi – 0,94ºC, às 11h. Ao longo do dia, a expectativa é de que os termômetros registrem marcas ainda menores. Com isso, a condição de neve persiste até a madrugada de terça-feira (29).

Neve em 2020

O último registro de neve em Santa Catarina ocorreu entre os dias 20 e 21 de agosto, quando 11 municípios informaram o fenômeno. Na época, ao menos 40 municípios tiveram temperaturas negativas no amanhecer, a menor delas foi registrada no Morro da Igreja, entre Urubici e Bom Jardim da Serra, onde os termômetros marcaram – 8,6ºC. Desde então, Santa Catarina registra temperaturas baixas ao amanhecer e geadas.

Fonte: G1

Veja também:

 

Frente fria provoca temperaturas abaixo de 0°C, geada e neve nesta semana