Cotidiano

MuniCiência divulga projetos classificados; 3 são do Paraná

Cascavel – O Projeto UniverCidades divulgou esta semana a lista das 15 iniciativas finalistas do Prêmio MuniCiência – Ciclo 2017/2018. As propostas apresentam soluções inovadoras para os desafios sociais e econômicos enfrentados pelas administrações municipais, que servem de inspiração a outros municípios. A relação dos classificados está disponível no site: http://www.municiencia.cnm.org.br/.

Três dos selecionados são projetos do Paraná: Cascavel, Apucarana e Ponta Grossa (confira a lista abaixo).

A seleção foi feita por uma comissão técnica que analisou as evidências enviadas pelas 30 iniciativas selecionadas na etapa anterior. Além das evidências, foram enviados também vídeos com depoimentos dos prefeitos e prefeitas explicando por que a iniciativa é inovadora.

As descrições dos projetos estão disponíveis na página do UniverCidades no Facebook.

Nessa última etapa, as iniciativas serão avaliadas por votação pública nacional realizada por meio do site do MuniCiência. As votações começaram na terça-feira (20) e seguem até 27 de abril. Em função da qualidade das iniciativas apresentadas, a CNM decidiu anunciar o resultado durante a 21ª Marcha dos Prefeitos a Brasília, de 21 a 24 de maio.

Os vencedores Prêmio MuniCiência – Ciclo 2017/2018 terão os projetos apresentados em seminários nacionais e publicados em Guias de Reaplicação da CNM. Ainda participarão de Seminário Internacional para intercâmbio de experiências.

Recorde de inscrições

Mais de 250 projetos de 102 municípios de todo Brasil foram apresentados na segunda edição do Prêmio Municiência. Organizado pela CNM (Confederação Nacional dos Municípios), o Prêmio tem o propósito de espalhar as boas iniciativas de gestão para que sirvam de referência aos municípios de todo o território nacional.

O prêmio faz parte do Projeto UniverCidades – Plataforma para o Desenvolvimento e Governança Municipal, executado pela CNM com financiamento da União Europeia. O projeto considera a demanda dos prefeitos e, como uma das primeiras atividades desenvolvidas, realizou pesquisa junto aos gestores para compreender as características de suas demandas por conhecimentos e informações, além de um levantamento junto as universidades, centros de ensino e pesquisa para identificar a oferta, arranjos e parcerias já existentes.

Confira os 15 projetos aprovados: