Cotidiano

MST ocupa terras em São Paulo e Goiás e exige reforma agrária

WhatsApp Image 2016-08-02 at 11.14.00(1).jpeg (2)SÃO PAULO – O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) realizou duas ocupações entre ontem desde domingo como parte da ?Jornada Nacional de Lutas contra o Golpe e pela Reforma Agrária?, uma em São Paulo, na cidade de Jaú, e outra na cidade goiana de Santa Helena de Goiás. O grupo cobra a realização da reforma agrária.

Em São Paulo, o MST ocupou as terras da Usina Lambari, de propriedade do Grupo Atalla. Segundo o MST, o grupo arrendou a propriedade para outra companhia e demitiu mais de 3 mil trabalhadores sem pagar seus direitos trabalhistas. Em Santa Helena de Goiás, a ação ocorreu, afirma o MST, como resposta à tentativa de criminalização realizada pelo Poder Judiciário, pela polícia e pelo Ministério Público. A terra ocupada foi a Usina Santa Helena, do grupo Naoum.

? O MST já contabiliza dois militantes presos políticos em Goiás, na absurda tentativa de enquadrar o movimento como organização criminosa ? afirmou Marina dos Santos, da coordenação nacional do MST, que afirmou que isso nunca aconteceu nos 32 anos de MST.

As ações fazem parte da Jornada Nacional de Lutas. Desde o dia 24, o MST realiza uma série de manifestações em nove estados. No Pará, Mato Grosso, Paraíba e Ceará, as sedes regionais do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). No Mato Grosso do Sul, foram bloqueadas quatro rodovias.

(*Estagiário, sob supervisão de Flávio Freire)