AGRONEGÓCIO

Movimentação para o 34º Show Rural fica mais intensa a partir dessa segunda

03 de janeiro de 2022 às 09:36
Publicidade

Cascavel – As montadoras contratadas para a montagem dos estandes da 34ª edição do Show Rural Coopavel estão autorizadas a iniciar os trabalhos a partir dessa segunda-feira, 3 de janeiro, às 8h. Cerca de 80 empresas especializadas no ofício, das mais diferentes regiões do Brasil, participam dessa etapa dos preparativos.

“Teremos, durante o mês de janeiro, cerca de 1,5 mil pessoas circulando pelo parque somente nessa tarefa, que é fundamental para que Show Rural aconteça”, diz o coordenador geral Rogério Rizzardi. Há algumas semanas, a direção do evento esteve reunida com representantes das empresas. A finalidade foi passar instruções sobre as normas a serem observadas, tudo para que o cronograma aconteça da melhor forma possível e com o máximo de segurança.

A gerente Adriana Gomes observa que as orientações buscam organizar os serviços e facilitar a convivência entre os trabalhadores no interior do parque. A montagem dos estandes deverá estar concluída até o dia 2 de fevereiro de 2022. O horário de abertura e fechamento dos portões, diariamente, será das 8h às 18h.

Inovação

A inovação sempre foi uma das marcas fortes do Show Rural Coopavel. Mas a partir da edição do 7 a 11 de fevereiro de 2022, a cooperativa contará com um ambiente permanente para pensar, praticar e oferecer serviços inovadores a empresas e ao agronegócio. “Entramos definitivamente em uma nova era, estruturando um hub de inovação integralmente envolvido com a tecnologia, suas possibilidades e tendências”, destaca o presidente Dilvo Grolli.

O projeto de inovação no Show Rural acontece em três frentes. Ele deriva de um programa criado em 2019 pela Coopavel, quando ocorreu a formação de um grupo de estudos para atender demandas internas de projetos de inovação. “O objetivo é agregar valor ao cotidiano da cooperativa, desenvolvendo novos produtos, aumentando o faturamento, aperfeiçoando processos, aproveitando oportunidades de negócios e reduzindo custos”, diz o coordenador de Projetos de Inovação, Kleberson Hayashi Angelossi.

O Programa de Inovação da Coopavel levou à formação de um Comitê de Inovação e então à constituição do Impulso, um escritório especialmente dedicado a recepcionar as demandas e a desenvolver estratégias para atendê-las. Então surgiu outra oportunidade para a cooperativa, de acordo com Kleberson: a parceria com o PTI (Parque Tecnológico Itaipu) e Huawei, gigante chinesa da área de tecnologia, para levar a telefonia 5G ao Show Rural.

Nessa composição, o PTI entra com mentoria, captação de startups, aceleração, incubação e busca de empresas inovadoras focadas no agronegócio. A Huawei participa com a disponibilização de toda a infraestrutura e conhecimentos técnicos para dotar o parque, que desde 1989 abriga um dos três maiores eventos do mundo em inovações para o campo, da rede 5G. E, por sua vez, a Coopavel participa com o espaço, com a marca Show Rural e com o corpo técnico especializado em assuntos ligados à pecuária e à agricultura.

Ecossistema

Com o hub e os outros projetos em andamento, a Coopavel e seus parceiros fortalecem o ecossistema regional, ampliando ainda mais a participação e o alcance do Oeste do Paraná em um setor em forte expansão no planeta, observa o coordenador de Tecnologia da cooperativa, Rogério Aver. No espaço de inovação, que ocupará o antigo auditório da sede administrativa do parque, estarão também a Claro, que facilita deliberações quanto à utilização da tecnologia 5G, e Exohub, parceira do PTI e especialista em ecossistemas de tecnologia.

O ambiente de inovação aberta leva o nome de Espaço Impulso. “A Coopavel sempre foi conhecida por integrar-se à inovação nas suas indústrias e por disseminar conhecimentos, por meio do Show Rural. Porém, agora teremos uma estrutura para, além de atender às demandas internas de inovação da cooperativa, oferecer serviços às empresas, ao agronegócio e à comunidade”, destaca Dilvo Grolli.

Aviário modelo é destaque na 34ª edição

Outro grande destaque para a edição 2022 do Show Coopavel será o centro de tecnologia voltado especialmente para a atividade avícola. O aviário-modelo é resultado de parceria da Coopavel com a Associação dos Fabricantes de Equipamentos de Aves e Suínos. A proposta do ambiente é colocar os avicultores em contato com o que há de mais moderno no mundo em equipamentos e tecnologias para os galpões de frango de corte.

Durante o evento de tecnologia, o centro funcionará como uma espécie de show-room. Serão vários ambientes e estruturas em um mesmo aviário e tudo funcionando perfeitamente, informa o gerente de Fomento Avícola da Coopavel, o médico veterinário Eduardo Leffer. “Ali, os avicultores vão encontrar o melhor em telhados, divisórias, comedouros, bebedouros, climatizadores e painéis de controle. Serão várias opções, permitindo que os criadores escolham então o que melhor se encaixa à sua propriedade”.

 

Participe do nosso grupo no WhatsApp

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE