Esportes

Marcação de adversárias leva Martine e Kahena para o terceiro lugar na classificação da vela

RIO ? Única classe a velejar nesta segunda-feira, dia em que os ventos não sopraram na Baía de Guanabara, a 49erFx teve nova troca na liderança ? e o Brasil por pouco não ficou com ela. Martine Grael e Kahena Kunze ocupavam a primeira posição no quadro geral da flotilha até a última regata. Mas o 11º primeiro lugar deixou a dupla em terceiro, com 35 pontos perdidos. O barco espanhol lidera com 30, seguido do neozelandês, com 34.

APP RIO OLÍMPICO: Baixe grátis o aplicativo e conheça um Rio que você nunca viu

? Fizemos duas regatas boas e uma nem tão boa assim. Tivemos um pouco de dificuldade, cometemos alguns erros, mas no geral… ainda tem mais um dia. A troca de liderança nesta Olimpíada tem mostrado que a nossa competição está bem competitiva. E eu espero que nos próximos dias troque de novo ? explicou Martine.

Vela – 15/08

As brasileiras ficaram em terceiro nas duas primeiras provas, mas caíram de produção na terceira regata por pressão da dupla francesa. Segundo Martine, esta parece ser a tática das adversárias. No entanto, ela descarta que a aproximação do fim da fase classificatória leve outros barcos a marcar concorrentes.

? A francesa ficou marcando a gente, o que acabou nos atrapalhando. Esse foi o principal fator na nossa regata. Mas conseguimos recuperar ? disse.

? Temos que velejar bem. Independentemente do resultado, a gente quer estar contente com o desempenho ? completou Kahena.

A dupla volta ao mar amanhã para o último dia da fase de classificação. Serão realizadas três regatas, a partir das 13h.

Velas ao mar

REGATAS ADIADAS

No masculino, Marco Grael e Gabriel Borges estão em décimo lugar no ranking geral. O conjunto brasileiro soma 81 pontos perdidos. O barco da Nova Zelândia, favorito ao ouro, lidera com 21.

As demais regatas previstas para esta segunda-feira foram adiadas. Robert Scheidt tentaria o bronze na classe Laser, mas não pode competir devido à falta de ventos na raia do Pão de Açúcar, local onde acontecem todas as provas decisivas. As mulheres do Laser Radial também não levaram os barcos para a água. A decisão ficou para esta terça.

? Hoje foi o primeiro dia do programa em que não tivemos vento. Temos de agradecer que a semana toda foi muito boa. Podíamos ter tido mais dias assim. Amanhã vai ser um bom dia ? disse o brasileiro.

Nesta terça, também serão realizadas as regatas das medalhas das classes Finn e Nacra 17. Ambas terão representantes brasileiros, mas apenas Jorge Zarif, no Finn, briga pelo bronze.