waldir-maranhãoBRASÍLIA ? O presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), divulgou na noite desta sexta-feira uma decisão cancelando a reunião convocada pelo Colégio de Líderes para eleição do presidente da Câmara na próxima terça-feira (12), data defendida pelo Centrão. Com isso, resta apenas a convocação feita pelo próprio Maranhão para o dia 14, quinta-feira.

Na decisão, Maranhão afirma que a previsão do Colégio de Líderes convocar reunião “não pode ser exercida com abuso ou secundada por casuísmo”. Ele registra que já tinha convocado a eleição antes e que não cabia aos líderes “desconstituir um ato da Presidência”. Afirma ainda que uma antecipação poderia beneficiar candidatos em detrimento de outros.

“Nessa contextura, a antecipação da data prefixada pela Presidência exsurge no caso concreto como ato de manifesta usurpação de competência e, ainda mais grave, pode produzir quebra de isonomia entre potenciais candidatos, favorecendo aquele indicado pelas agremiações que subscreveram o ato convocatório, visto que abrevia significativamente o período destinado ao debate em torno das candidaturas”, diz trecho da decisão.