Cotidiano

Manifestantes fecham Ponte da Amizade

Protesto é feito do lado paraguaio. 'Paseros', que levam produtos do Brasil ao Paraguai, dizem que estão impedidos de fazer o trabalho

Manifestantes fecham Ponte da Amizade

Manifestantes fecharam a Ponte Internacional da Amizade, que liga Foz do Iguaçu, ao Paraguai. O protesto acontece na manhã desta segunda-feira (5), no lado paraguaio.

A manifestação está sendo organizada por trabalhadores conhecidos como “paseros”. Eles atravessam a Ponte da Amizade para buscar itens no Brasil e levá-los ao Paraguai.

A organização informou que os trabalhadores estão impossibilitados de fazer o serviço. Por conta disso, resolveram fechar o acesso para quem deseja entrar no Paraguai, pela Ponte da Amizade.

Mototaxistas estão passando pelo bloqueio, mas não estão conseguindo entrar no Paraguai. Com isso, os veículos estão fazendo o retorno pela aduana.

Além disso, por causa do bloqueio, há fila na Ponte da Amizade, além de registros de congestionamento nos acessos da via que ficam no lado brasileiro.

A polícia paraguaia acompanha a manifestação. Os organizadores afirmaram que não há previsão para que a ponte seja reaberta.

Durante a pandemia, a Ponte da Amizade chegou a ficar fechada entre março e outubro de 2020, mas foi reaberta.

Atualmente, há uma barreira sanitária no lado brasileiro e é necessário apresentar um teste de coronavírus negativo, do tipo RT-PCR, para entrar no país.

Fonte: Portal G1