Cotidiano

Mais de 50% dos acidentes de trânsito têm o envolvimento de motociclistas

Dos 1.277 acidentes ocorridos até quinta-feira (18) nas ruas da cidade, 746 tiveram o envolvimento de motos

Cascavel – Um levantamento do Detran-PR (Departamento de Trânsito do Paraná) aponta que em maio deste ano Cascavel possuía 204.263 veículos. Apenas 18% desse total, ou 37.383 unidades, era de motocicletas e motonetas. Os 118.922 restantes eram carros, totalizando 58%.

Entretanto, no que se refere ao quesito acidentes, esses números estão completamente invertidos. Dados do Corpo de Bombeiros mostram que dos 1.277 acidentes ocorridos até quinta-feira (18) nas ruas da cidade, 746 tiveram o envolvimento de motos.

As colisões entre motos e automóveis respondem pela grande maioria, com 492 casos. As quedas vêm em segundo lugar, com 172 ocorrências. Na terceira colocação estão os acidentes envolvendo duas motos, com 41 ocorrências. As batidas entre motos e caminhões e motos e bicicletas se igualam na quantidade: 18 cada.

Segundo a tenente Rafaela Tassi, do Corpo de Bombeiros, a região central é o local onde acontece a maior parte dos acidentes.

“É onde existe maior circulação de veículos e o trânsito é mais intenso. É logo no início da manhã ou no fim da tarde, quando os motociclistas estão indo e retornando do trabalho”.

A tenente comenta ainda que a quantidade é bastante grande, mas o que preocupa é a gravidade.

“O problema das motocicletas é quando o condutor bate, não tem nenhum tipo de proteção além do capacete”.

(Com informações de Tissiane Merlak)