Opinião

Informe da redação: vacinação aos atropelos, concessões aeroportuárias e CPI das omissões

A pandemia do novo coronavírus está perto de fazer seu primeiro aniversário no Brasil

Hoje (18/01), um KC-390 Millennium da #FAB decolou às 10h08 de Guarulhos/SP com destino a Goiânia/GO transportando carga das vacinas para combate à COVID-19.
Hoje (18/01), um KC-390 Millennium da #FAB decolou às 10h08 de Guarulhos/SP com destino a Goiânia/GO transportando carga das vacinas para combate à COVID-19.

Confusão dos números

A pandemia do novo coronavírus está perto de fazer seu primeiro aniversário no Brasil. Desde que teve início, já era consenso a necessidade da vacina. Ou seja, há quase um ano se sabe que um dia as pessoas seriam vacinadas. Em uma verdadeira corrida contra o tempo da ciência, mais de 50 países no mundo já estão imunizando sua população. No Brasil, a vacinação começou ontem, aos atropelos. Estado, Regionais de Saúde e municípios começaram a receber as doses sem saber quem seria imunizado primeiro. Um verdadeiro show de desinformação.

 

Leilão

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) publicou na última quinta (14) o edital do leilão de concessão aeroportuária do Bloco Sul, do qual fazem parte os aeroportos Afonso Pena, em São José dos Pinhais, Bacacheri, em Curitiba, de Londrina e de Foz do Iguaçu. O lance mínimo para o leilão do bloco, que será no dia 7 de abril, será de R$ 130.203.558,76. As propostas deverão ser entregues até o dia 1º de abril.

 

Congresso avalia CPI

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse ontem que o Congresso avalia instalar uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar possíveis omissões do governo federal no combate à pandemia da covid-19. Entre os itens que serão apurados, segundo Maia, está a falta de resposta por parte do governo às ofertas de venda de vacinas por laboratórios e a situação da falta de oxigênio em Manaus.

 

Ressarcimento I

O Ministério Público do Paraná firmou TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com uma empresa que celebrou em 2012 contrato superfaturado na área de saúde com a Prefeitura de Itaipulândia, decorrente de ação civil pública por improbidade administrativa ajuizada contra a empresa e mais 35 réus, após a constatação de diversas fraudes em licitações e contratos administrativos da prefeitura referentes aos anos de 2009 a 2013.

 

Ressarcimento II

No fim do ano passado, uma das empresas acionadas fez acordo com o MPPR, comprometendo-se a ressarcir integralmente os prejuízos causados por ela aos cofres públicos de Itaipulândia. O acordo estabeleceu o pagamento de R$ 50 mil reais à prefeitura, em três parcelas. A primeira já foi paga. Agora, a Justiça quer saber se os outros 35 réus também pretendem fazer acordo para ressarcimento aos cofres públicos.

 

Rota Estratégica

O Sistema Fiep lança hoje o estudo Rota Estratégica para o Futuro da Indústria Paranaense-2031 (setores Automotivo e de Autopeças). O trabalho identifica caminhos que precisam ser percorridos nos próximos dez anos, indicando ações de curto, médio e longo prazo para consolidar esses setores como uma cadeia cooperativa e competitiva provedora de soluções inovadoras e sustentáveis para a mobilidade. O estudo traz também informações sobre tendência de futuro e oportunidades de mercado.

 

Denúncia

Esquentou o tempo em Foz do Iguaçu. O deputado estadual Soldado Fruet encaminhou ofício ao promotor Luís Marcelo, de Foz, requerendo abertura de sindicância (ou inquérito civil) para averiguar as denúncias feitas pelo médico Luis Fernando Boff Zarpelon pelo WhatsApp no fim de semana de que estariam ocorrendo mortes no Hospital Municipal de Foz por suposta negligência da diretoria atual. “Chega de matar pacientes”, postou o médico devido a dificuldades para operar um paciente. A reportagem acionou a assessoria do hospital a respeito do assunto, que leu a mensagem, mas não se deu ao trabalho de responder.