Política

Informe da redação: UFPR vai analisar nova concessão, refis e dança das cadeiras

Informe da redação: UFPR vai analisar nova concessão, refis e dança das cadeiras

Dança das cadeiras

Após a polêmica exoneração do ex-diretor legislativo Mário Galavoti, da Câmara de Cascavel, exonerado por colocar em pauta uma moção de repúdio ao governo do Estado na última semana, o presidente da Câmara, Alécio Espínola, nomeou ontem o então procurador jurídico Anderson Carvalho para a vaga aberta e, em seu lugar, assume a advogada Aline Guerke Santos Cruz, a primeira mulher a assumir a função na Câmara de Cascavel.

 

UFPR vai analisar nova concessão

A Assembleia Legislativa do Paraná firmou ontem parceria para que a UFPR (Universidade Federal do Paraná) assessore tecnicamente o Legislativo nas questões relacionadas aos novos contratos de pedágio no Estado. O documento foi assinado pelo presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), pelo primeiro-secretário da Casa, deputado Luiz Romanelli, e pelo reitor da Universidade, Ricardo Marcelo Fonseca. A intenção é que a universidade subsidie os deputados com informações e dados para debates com os técnicos do governo federal e também no TCU (Tribunal de Contas da União). O Ministério da Infraestrutura deve enviar em breve o modelo para análise do TCU, o processo antecede o lançamento do edital de licitação.

 

Titula Brasil

O Paraná vai sediar uma oficina do Programa Titula Brasil, na etapa regional, que engloba os estados do Sul e do Sudeste. O evento será realizado de hoje até quinta-feira (12), em Cascavel. A abertura será às 8h desta terça-feira, no auditório da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), com apoio do governo do Paraná, da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), da Amop e da Faep (Federação da Agricultura no Estado do Paraná).

 

Eletivas

A atualização das listas de pessoas à espera de cirurgias eletivas não é fácil. Em Foz do Iguaçu, a Secretaria da Saúde enfrenta dificuldades para localizar os moradores. De cada 300 ligações feitas por dia, menos de 100 são concluídas com sucesso (para encaminhamento aos exames pré-operatórios). Atualmente, cerca de 7 mil pessoas estão cadastradas para procedimentos cirúrgicos em Foz.

 

Em Palotina

Nesta terça-feira (10), o secretário nacional de Aquicultura e Pesca do Brasil, Jorge Seif Júnior, estará em Palotina, cumprindo agenda no Sindicato Rural Patronal, a partir das 8h30.

 

Refis

Contribuintes que irão optar pelo Refis 2021 para quitar dívidas com a Prefeitura de Foz do Iguaçu devem ficar atentos: o prazo para fazer o pagamento com 100% de desconto sobre juros e multas se encerra no dia 31 de agosto. O benefício é válido para o pagamento à vista, excetuando os honorários advocatícios.

 

EUA rejeitam

A tentativa de Curitiba de abrigar um novo Casv (Centro de Atendimento aos Solicitantes de Vistos) para os Estados Unidos no Brasil não terminou como os paranaenses desejavam. O pedido, feito em junho de forma conjunta entre o prefeito da capital, Rafael Greca (DEM), e o governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), foi negado pelas autoridades norte-americanas.

 

Ato da APP

A briga da APP-Sindicato contra o governo estadual continua. Hoje, professores e funcionários de escolas fazem ato em frente aos NREs (Núcleos Regionais de Educação). Na pauta, “Em defesa da vida e dos salários; Pelo retorno com segurança e vacina para todos; Denunciar a falta de funcionários e a terceirização; Cobrar equipamentos de segurança nas escolas”.

 

Comissão de Ética

O Democratas de Cascavel protocolou ontem na Câmara representação contra o vereador Valdecir Alcântara (Patriota) que, semana passada, chamou o vereador Tiago Almeida (DEM) de “vagabundo”. Conforme o presidente da sigla, Juarez Berté, a representação visa “pedir mais respeito”.