Opinião

Informe da Redação: Recondução, IPTU

Informe da Redação: Recondução, IPTU

 

 

Região Metropolitana de Cascavel

A série de oficinas de capacitação de técnicos municipais para instrumentalizar a definição do futuro recorte da Região Metropolitana de Cascavel terminou ontem (7) depois de quatro dias de trabalho com representantes das prefeituras dos 23 municípios que a integram. O recorte metropolitano deverá confirmar ou redefinir o tamanho da Região Metropolitana e os seus municípios, de acordo com as relações econômicas e sociais, as chamadas funções públicas de interesse comum.

 

IPTU

Os contribuintes cascavelenses que optarem em pagar o IPTU em cota única têm até a próxima terça-feira (12) para fazer o pagamento e garantir desconto de 10%. A Secretaria de Finanças (Sefin) alerta, no entanto, que o contribuinte não deixe para a última hora. Caso a opção seja pelo pagamento parcelado, a primeira também vence no dia 12 de abril.

 

Ministro em Foz

Novo ministro do Turismo, Carlos Brito, confirma visita a Foz nos próximos dias. Brito pretende conhecer atrativos. Ele também vai inteirar-se sobre os projetos que estão em andamento em Foz, principalmente aqueles voltados à inovação e atração de investimentos.

 

Contas Irregulares

O Tribunal de Contas do Paraná julgou irregulares as contas de 2019 do Fundo de Previdência do Estado. O motivo foi a ocultação do déficit atuarial do fundo ocasionada pela utilização indevida da hipótese de gerações futuras na consolidação do resultado atuarial, a qual resultou em distorções nas demonstrações contábeis daquele ano.

 

Recondução

O governador Ratinho Junior nomeou Valéria Borba para o cargo de procuradora-geral do Ministério Público de Contas do Paraná para o biênio 2022-2024. Ela ocupa a função desde 2020. Decana do órgão ministerial, Valéria Borba participou do processo eleitoral interno do MPC-PR, tendo sido a mais votada, com cinco votos.

 

Defensoria

Em cinco meses de funcionamento do posto da Defensoria Pública na Assembleia Legislativa do Paraná mais de 1229 atendimentos foram registrados. As principais demandas vão desde investigação de paternidade, divórcios, contratos de união estável e regularização de pensão alimentícia, entre outras ações da área de Família.

 

Turismo Rural I

A Universidade Estadual de Maringá firmou um termo de cooperação técnica com o IDR-Paraná para, inicialmente em 2022 e 2023, estimular e valorizar o trabalho de cerca de mil agricultores familiares e artesãos envolvidos em turismo rural, agroindústria, cooperativismo e promoção da cidadania.

 

Turismo Rural II

Trata-se de incentivo à criação de novos modelos, por exemplo, de souvenirs, que empreguem cultura, conhecimento tradicional e simbolismo, ao mesmo tempo em que haja geração de emprego e renda no campo. Incentivo que, aliás, poderia ser levado a todos os cantos do Paraná.

 

Prejuízo Bilionário

De acordo com um levantamento da Confederação Nacional de Municípios, entre 1° de janeiro de 2013 a 5 de abril de 2022, o Brasil registrou milhares de desastres naturais e os prejuízos ultrapassam R$ 341,3 bilhões. O estudo mostra os efeitos negativos dos recorrentes desastres naturais, principalmente a seca e o excesso de chuvas. Foram 53.960 ocorrências no período, em 93% das cidades brasileiras.

 

Corrigindo

Na edição n° 13.817 de quarta-feira (6/4/2022), na matéria com o título: “Centrão fica mais forte com trocas e PL teve mais ‘lucro’, a reportagem do jornal O Paraná errou ao informar que o deputado estadual Elio Rusch (União), havia troca do Progressistas pelo União Brasil. Na verdade Elio nunca esteve no Progressistas, ele era do Democratas e com a fusão da sigla com o PSL, que originou o União Brasil, Rusch se manteve no União Brasil.