Opinião

Informe da redação: Oeste em Dubai, Obras, Homenagem

 

 

Oeste em Dubai

Líderes políticos da região Oeste irão integra a comitiva do Paraná e irão apresentar as potencialidades da região na Expo Dubai 2020, maior evento de inovações tecnológicas, que será realizado em Dubai. Estarão presentes na comitiva o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Toledo, Diego Bonaldo, que irá representar o Poder Executivo do Município.

 

Transmissão

Ontem (5), durante uma solenidade, Paranhos transmitiu o cargo ao vice-prefeito, Renato Silva, que responderá como prefeito interino até o dia 23 de outubro. O evento teve início na última sexta-feira (1°) e reúne 192 países.

 

Maria da Penha

O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, sancionou a lei municipal que veda a nomeação de condenados pelos crimes previstos na Lei Maria da Penha a cargos públicos na administração pública de Foz do Iguaçu. A lei proíbe a nomeação de cargos efetivos e de comissão nos poderes Executivo e Legislativo Municipal, ou seja, quem tenha cometido qualquer tipo de violência contra a mulher, seja ela psíquica ou física, não poderá atuar na Prefeitura de Foz do Iguaçu ou na Câmara de Vereadores, mesmo sendo aprovado em concurso público.

 

Obras

A Prefeitura de Foz do Iguaçu vai licitar, ainda neste semestre, quatro grandes obras no Município. O plano inclui a revitalização das avenidas Olímpio Rafagnin, General Meira, Costa e Silva e a reforma e ampliação da escola municipal João da Costa Viana, em Três Lagoas. Os investimentos previstos são superiores R$ 24 milhões.

 

Transporte Público

A Prefeitura de Foz do Iguaçu vai receber orientação técnica do TCE nas negociações que estão sendo realizadas com o objetivo de melhorar a qualidade do transporte coletivo no Município. O município está definindo mudanças no sistema de remuneração do transporte que poderá passar a ser pago por quilômetro rodado, a partir de uma proposta de antecipação do vencimento do contrato com os empresários.

 

Toledoprev

A Toledoprev (Fundo de Aposentadorias e Pensões dos Servidores Públicos Municipal) Toledo prorrogou para até 29 de outubro o prazo para os servidores públicos municipal com vínculo estatutário realizarem o Censo Previdenciário. Com o objetivo de uniformizar as informações pessoais de segurados e dependentes do Regime Próprio de Previdência Social, o procedimento é obrigatório para todos que ingressaram na carreira ou tiveram seu benefício concedido até 31/05/2021 e a não realização implicará na suspensão no pagamento dos vencimentos.

 

Homenagem

Durante a sessão ordinária de ontem (05), na Câmara de Cascavel, os vereadores que estavam presentes no grande expediente homenagearam o ex-secretário de Saúde de Cascavel Thiago Stefanello, que está deixando a vida pública após 12 anos de prestação de serviços. Stefanello teve passagens pelas secretarias de Saúde de Cascavel, Corbélia e Toledo e agora segue para a área privada, onde assumirá a gestão de um hospital oftalmológico e se dedicará a dar aulas em instituições de ensino.

 

Suspensão de multas

A Comissão de Assuntos Sociais da Câmara Federal aprovou ontem (05) o Projeto de Lei 587/19, de autoria do senador Alvaro Dias (Podemos), que veda a imposição de multas aos pequenos produtores rurais pelo descumprimento da legislação trabalhista (CLT). A proposição busca eliminar as multas trabalhistas que foram aplicadas durante período de pandemia ou em face de condições climáticas adversas que tenham gerado frustração da produção.