Bênção e graças

O arcebispo metropolitano de Cascavel, Dom Mauro Aparecido dos Santos, irá celebrar uma missa de ação de graças pelo novo aeroporto de Cascavel. A celebração será neste domingo (23), às 9h, no saguão do novo terminal de passageiros.

Corrupção

Quando se pensa que a corrupção está acabando… A AGU (Advocacia-Geral da União) ajuizou, no primeiro semestre deste ano, 1.055 ações contra acusados de corrupção e improbidade administrativa por meio das quais cobra o pagamento de mais de R$ 2,4 bilhões de pessoas físicas e empresas que cometeram irregularidades.

Fraudes

A maior parte das ações envolve fraudes em benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e o uso irregular de recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) repassados a estados e municípios para custeio de transporte e alimentação escolar.

Nova Aliança

Os ministros da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça; das Relações Exteriores, Ernesto Araújo; da Secretaria de Governo, general Luiz Eduardo Ramos; e do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno Pereira, estarão em Foz do Iguaçu nesta segunda-feira (24) para prestigiar a apresentação dos resultados da Operação Nova Aliança, da Polícia Federal. Será às 12h30, no PTI (Parque Tecnológico Itaipu).

Recomendações

O TCE-PR sugeriu à Prefeitura de Diamante do Oeste que adote duas medidas ao realizar licitações no futuro: pesquisa de preços com fontes diversas, e não somente com potenciais fornecedores, e verificar a existência de justificativas técnicas para eventuais especificações restritivas do objeto. A notificação ocorreu após o TCE suspender licitação de R$ 365 mil para compra de um rolo compactador vibratório de solo.

Detalhes dos acordos

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, o deputado Hussein Bakri (PSD), vai requerer ao MPF os detalhes dos acordos de leniência firmados com as concessionárias de pedágio. As empresas reconheceram o pagamento de propina em troca de alterações contratuais desde 1997. Os valores acordados foram revertidos na redução das tarifas e na realização de obras previstas nos contratos originais. No entanto, não se sabe até quando vão vigorar os preços reduzidos. Os atuais contratos vencem em novembro de 2021.

Novo pedágio

Deputados – tanto da base do governador Ratinho Júnior quanto do bloco oposicionista – apontam que a proposta da União de implantar formato híbrido de concessão (com taxa de outorga, deixando em segundo plano as tarifas) repete os erros cometidos do Governo Jaime Lerner, no fim dos anos 90, quando as atuais concessões foram implantadas, resultando em altas tarifas. “Esse modelo prevê um pequeno desconto, de apenas 12% entre as concorrentes, e cria uma taxa de outorga. Ou seja, uma espécie de um imposto indireto que a concessionária teria que pagar ao governo federal”, explica Luiz Claudio Romanelli (PSB).

Pró-Brasil

O governo federal definiu que o lançamento do pacote do Programa Pró-Brasil será na terça (25), em um evento com muitos convidados. Ao todo, serão 454 projetos que vão compor a iniciativa, com investimentos em cinco áreas: infraestrutura, ambiente de negócios, sustentabilidade ambiental, inclusão social e transformação do estado. O lançamento do Renda Brasil – que substituirá o Bolsa Família – poderá acontecer no mesmo dia, mas o governo ainda não bateu o martelo.