Opinião

Informe da Redação: Minas e Energia, Mais dinheiro

Informe da Redação: Minas e Energia, Mais dinheiro

 

 

Minas e Energia

O presidente Jair Bolsonaro trocou o comando do Ministério de Minas e Energia. Bento Costa Lima Leite de Albuquerque foi exonerado, a pedido, e em seu lugar foi nomeado Adolfo Sachsida. A mudança ocorre após recentes críticas do presidente à política de preços da Petrobras, estatal ligada à pasta.

 

Federação Partidária

As executivas nacionais do PSDB e do Cidadania ingressaram com pedido no TSE para formalizar a federação partidária entre as duas agremiações. O pedido de união entre as duas siglas vai ser relatado pelo ministro Ricardo Lewandowski. Em fevereiro, os dois partidos aprovaram a formalização do consórcio das siglas de olho nas eleições deste ano.

 

Mais dinheiro

O Senado aprovou o Projeto de Lei que altera as regras de limite de gastos com propaganda em anos eleitorais para órgãos dos governos federal, estaduais e municipais. O texto permitirá ao governo federal um aumento de R$ 25 milhões nessas despesas ainda em 2022. Ele segue agora para a sanção presidencial.

 

Inspeção Judiciária

O Tribunal de Justiça do Paraná recebe, dos dias 16 a 20 de maio, a visita de uma equipe da Corregedoria Nacional de Justiça para cumprimento do calendário de inspeções ordinárias do órgão ligado ao CNJ. Os resultados dessas visitas vão compor relatórios que apresentam as deficiências e as boas práticas encontradas, além de recomendações às unidades para melhorar o desempenho.

 

Empresa pela Mulher

A proposta que visa estimular as boas práticas empresariais para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher avançou na Assembleia Legislativa do Paraná. O Projeto de Lei n° 93/2021, que cria o “Selo Estadual Empresa Pela Mulher” foi aprovado em segundo turno de votação na sessão plenária de ontem (11).

 

Cargos Comissionados

O Grupo de Estudos Liberalismo e Democracia (GELD) realiza hoje (12) uma manifestação contra a criação de mais de 542 cargos comissionados para os poderes Judiciário, Legislativo e para o Ministério Público, aprovada na semana passada na Alep.

 

Veto

Em intervenção artística, serão pendurados 542 cabides no Centro Cívico, representando cada um dos cargos criados, em alusão ao problema da existência de cabides de emprego no poder público. Os manifestantes querem que o governador Ratinho Junior vete os projetos.

 

LDO 2023

A prefeitura de Foz do Iguaçu apresentou ontem (11) a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2023, que estabelece as metas e prioridades da administração pública. A previsão do município com despesas para 2023 é de R$ 1,57 bilhões. Na sexta-feira, o projeto será enviado para a Câmara de Vereadores que irá analisar e promover uma nova audiência pública.

 

Lei da Linguagem Neutra

O presidente da Câmara de Cascavel, o vereador Alécio Espínola, promulgou a Lei n° 7.362/22, de autoria do vereador Celso Dal Molin (PL), que proíbe o uso da linguagem neutra na rede municipal de ensino, em Cascavel. O PL foi aprovado no mês passado, contudo, o Prefeito Leonaldo Paranhos não se manifestou sobre sancionar ou vetar a lei, por conta disso, Alécio promulgou a legislação.

 

Cascavel 2050

A Urban Systems começou a ouvir as câmeras técnicas que compõem o Codesc (Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel), para elaborar o projeto Cascavel 2050.  Os seis coordenadores das Câmaras de Saúde e bem-estar, Transporte e Mobilidade e Turismo e Eventos, Urbanismo e Meio Ambiente, Energia e Educação auxiliarão o diretor de Planejamento da empresa que irá elaborar o projeto.