Política

Informe da redação: febre do eleitor, André do Rap e Vargas na UTI

Febre do eleitor

Pesquisadores estão nas ruas para medir a febre do eleitor. Quatro cidades do oeste e do centro-oeste do Paraná – Cascavel, Toledo, Medianeira e Guarapuava – terão pesquisas de intenção de voto para prefeito divulgadas nos próximos dias. No caso de Guarapuava, é o primeiro levantamento do ano e será divulgado nesta quinta (15).

 

Cada coisa I

Depois de ganhar a liberdade por um equívoco técnico, um dos maiores bandidos do Brasil agora faz parte da Lista de Procurados Nacional do Ministério da Justiça e Segurança Nacional. André Oliveira de Macedo, o André do Rap, ficou anos driblando a polícia até que foi preso ano passado, mas solto no último fim de semana em uma canetada pelo ministro Marco Aurélio (STF), que diz apenas ter seguido “o pé da lei”. Ontem, seis ministros votaram por derrubar o habeas corpus que deu a liberdade ao traficante do PCC. Capaz de Rap se entregar…

 

Cada coisa I

Apesar da confusão criada com a soltura do Rap, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) confirmou ontem entendimento de que deve ser dada liberdade a quem está preso por não pagar fiança.

 

Eleição tecnológica

Para as eleições 2020, estão disponíveis cinco aplicativos que possibilitam a utilização de serviços por eleitores, mesários e candidatos. Os APPs são: Boletim de Mão, Mesário, e-Título, Pardal e Resultados. Todos estão disponíveis nas plataformas Android e IOS e podem ser obtidos gratuitamente nas lojas virtuais Google Play e App Store, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

 

Vargas na UTI

O ex-deputado federal André Vargas está internado na UTI do Hospital Evangélico de Londrina com covid-19. Segundo a assessoria de comunicação do hospital, Vargas deu entrada no último domingo (11) e, na terça, foi encaminhado para a UTI. O ex-parlamentar está “consciente, orientado” e seu quadro é estável. Vargas foi o primeiro político condenado na Lava Jato, teve o mandato parlamentar cassado e ficou preso entre abril de 2015 e outubro de 2018, condenado pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

 

AMC

Nesta sexta (16), haverá o jantar de transmissão de posse da nova diretoria da AMC (Associação Médica de Cascavel), no Restaurante Casa do João, às 20h. A nova gestão será assumida pelo médico Jesus Viegas como presidente e Cristiano Mroginski como vice, depois da gestão de três anos do médico Jorge Luiz dos Santos, cujo vice era o cardiologista Márcio Couto.

 

Lenta recuperação

O desempenho do setor de serviços no Paraná continua fraco, por causa da crise do coronavírus, apontam dados do IBGE. Em agosto, a receita caiu 14,5% frente a igual mês do ano passado, puxada pela forte retração nos serviços prestados às famílias (-33,6%). No ano, o setor acumula uma queda de 9,3%. A situação paranaense é pior do que a média nacional. No comparativo entre os meses de agosto de 2019 e 2020, a queda no país foi de 10,4%. E, no acumulado do ano, a retração é de 8,2%.

 

Controle social

O governo do Paraná vai aumentar a transparência nos gastos e fomentar o controle social. O governador Ratinho Júnior assinou decreto que determina que todos os órgãos da administração pública estadual usem o mesmo sistema para gerenciar compras, obras e serviços. A padronização do procedimento dará mais agilidade à disponibilidade das informações no Portal da Transparência do Estado.