Política

Informe da redação: fake news, Doria no Paraná e o sistema eleitoral

Notícias falsas

Pesquisa Ideia/Vero, publicada na Exame, aponta que 79% dos brasileiros consideram a disseminação de notícias falsas, as fake news, como sendo um problema grave. O estudo revela que a maior atenção às fake news indica que está cada vez mais consciente de que a desinformação é um problema. A fatia é maior entre os sem religião e os com ensino superior (88%), mas se mantém alta entre todos os grupos socioeconômicos e todas as regiões.

 

Homenagem

O médico Lísias de Araújo Tomé, que hoje dirige o Hospital de Retaguarda de Cascavel, vai receber o título de Cidadão Honorário de Santa Tereza do Oeste.

 

Doria no Paraná

O governador de São Paulo, João Doria, estará na noite desta sexta-feira 13 no Paraná. Ele vem reunir deputados, prefeitos e vereadores do PSDB e estreitar laços com os militantes tucanos nas prévias do partido. Doria também irá conversar com o governador Ratinho Júnior e dividir com ele impressões sobre o combate à pandemia e o planejamento de vacinação. No sábado, o prefeito Rafael Greca concede a Doria a medalha da Ordem Municipal Luz dos Pinhais. A homenagem, criada em 2018, é destinada a quem trabalha a favor da urbanidade, paz e em prol da sociedade.

 

Sistema eleitoral

O Congresso acelerou a tramitação de projetos de lei e de emendas à Constituição que podem mudar radicalmente o sistema eleitoral do País. Além do voto impresso, outras propostas controversas podem ser levadas para votação nos próximos dias. É o caso do chamado “Distritão Puro” e o voto preferencial. Para valer, as novas regras precisam ser aprovadas, em votação na Câmara e no Senado, até o início de outubro, um ano antes da eleição.

 

“Distritão”

A deputada Renata Abreu (Podemos-SP), relatora do “Distritão” na Câmara, tenta construir um acordo com a maioria dos partidos para garantir a aprovação de um parecer “factível” no plenário da Casa. Apesar da aprovação do relatório, os parlamentares não chegaram a um consenso, Renata encaixou no texto tanto a adoção do “Distritão” para as eleições de 2022 quanto a volta das coligações na tentativa de levar o assunto ao plenário, sem obstrução.

 

Nota técnica

A OAB Nacional emitiu nota técnica na qual expressa sua discordância com a possibilidade de implantação do “Distritão”. O documento destaca que esse sistema eleitoral é prejudicial à democracia e à representação política da sociedade e alerta para a necessidade de um amplo debate com setores representativos da sociedade. A nota ainda afirma que o “Distritão” tende “ao enfraquecimento dos partidos, em razão de incrementar o personalismo, fomentar o individualismo e, consequentemente, dificultar ainda mais a governabilidade”.

 

 

Os sumidões

No dia seguinte à votação da PEC do voto impresso, os dois deputados do oeste que não apareceram na sessão (e não votaram), Fernando Giacobo (PL) e Hermes “Frangão” Parcianello (MDB), simplesmente desapareceram. Não atenderam ao telefone, não responderam às mensagens e tampouco suas assessorias sabiam dar informações sobre o paradeiro de ambos. Seria irrelevante o sumiço, se ambos não fossem pagos com o dinheiro do contribuinte.