Do Iguaçu para o Jaburu

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, voltou a dizer que o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, é fortíssimo pré-candidato do partido para disputar a Presidência da República. Contudo, no Palácio do Planalto, a conversa é outra. Por lá, Ratinho é visto com bons olhos como vice de Jair Bolsonaro no pleito de 2022. As informações são do jornalista Verdelírio Barbosa.

 

Nova sigla

O senador Flávio Bolsonaro disse ao jornal O Globo que as tratativas para uma possível volta de Jair Bolsonaro ao PSL “esfriaram”. Segundo ele, o presidente conversa com Patriota, PMB e PDC.

 

Posse tucana

Valdir Rossoni (PSDB) assume na terça-feira (27) a cadeira de José Carlos Schiavinato (PP) na Câmara dos Deputados, que faleceu em decorrência da covid-19 no último dia 13. Rossoni será o único tucano na bancada federal paranaense. Um dos objetivos dele é preparar o partido para as eleições do ano que vem.

 

Renova PSDB

Em Cascavel, o diretório municipal do PSDB se prepara para renovação em seus quadros e promoção de novas filiações. Sob a liderança do ex-vice-prefeito Maurício Theodoro e do ex-vereador Léo Mion, o objetivo é reforçar a atuação nos bairros e nas comunidades, mapeando as principais prioridades estruturais e sociais de cada região, com foco em 2022.

 

Marqueteiro

O ex-governador do Ceará e ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT) usou as redes sociais para anunciar que o publicitário João Santana, ex-marqueteiro do PT, será o responsável direto por sua comunicação, possivelmente pensando nas eleições de 2022. Santana foi preso pela Lava Jato em 2016 e condenado a 8 anos e 4 meses por lavagem de dinheiro de caixa 2 na campanha de Dilma Rousseff à Presidência de 2010. Foi solto em outubro de 2018, após fechar acordo de delação premiada.

 

Caixa 2

Em entrevista ao Roda Viva, exibido pela TV Cultura, em outubro de 2020, o publicitário disse que a prática do caixa 2 era “geral” no País e que poucas pessoas foram responsabilizadas. “O caixa 2 é uma coisa que domina. O caixa 2 não foi apenas uma unha encravada. O caixa 2 sempre foi a alma do sistema eleitoral brasileiro, era uma coisa geral. E poucos foram punidos”, declarou. Isso é Brasil!

 

Contra Lula

E por falar em PT… O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu ontem (22) que as quatro ações da Lava Jato contra o ex-presidente Lula que foram retiradas de Curitiba sejam remetidas à Justiça Federal do Distrito Federal. A transferência dos casos de Curitiba para o Distrito Federal já estava em curso desde o início de março, diante da decisão monocrática de Fachin. Agora o Supremo ratificou essa decisão em plenário.

 

Em Foz

O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, recebeu ontem o deputado estadual Hussein Bakri, o chefe da Casa Civil, Guto Silva, e representantes do Legislativo municipal. Foram discutidas várias pautas, entre elas a construção de novas UBS, a chegada de mais vacinas contra a covid-19 e a capacidade de aplicação do Município.

 

Explicações

A Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara de Cascavel ouve nesta sexta o secretário de Saúde, Miroslau Bailak, e representantes da UPA Veneza sobre a falta de oxigênio na unidade em março, no pico da pandemia, quando a unidade estava lotada de pacientes intubados.

 

Eleição na Adamop

Com o marido à frente da Amop, a primeira-dama de Cascavel, Fabíola Paranhos, também se lança candidata à presidência da Adamop (Associação das Primeiras-Damas do Oeste do Paraná). A eleição está agendada para a próxima terça-feira (27), na sede da Amop, em Cascavel.