Política

Informe da redação do dia 29 de janeiro de 2019

Ministra no Show Rural

O Ministério da Agricultura confirmou ajustes na agenda da ministra Tereza Cristina que, em vez do dia 7, virá ao Show Rural na sexta-feira, 8 de fevereiro. Tereza Cristina deverá vir a Cascavel acompanhada de praticamente toda a equipe do Ministério da Agricultura e Pecuária. Há boa expectativa também quanto à confirmação de outros ministros, informa o diretor-presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.

No espeto

Apesar de não ter sido “desnomeado” como chegou a ameaçar o presidente Jair Bolsonaro logo após assumir o cargo, o ex-ministro Carlos Marun tem sofrido forte pressão para renunciar ao cargo de conselheiro em Itaipu, cujo decreto foi assinado pelo ex-presidente Michel Temer antes de apagar a luz do gabinete. As informações são de Maurício Lima, da coluna Radar, da Veja.

Reposição

Em Guaraniaçu, a Câmara acaba de aprovar projeto que reajusta em 3,75% o salário dos servidores do Executivo municipal, comissionados, inativos e pensionistas. O novo valor é retroativo a 1º de janeiro.

Nova CPI I

O deputado federal eleito Gustavo Fruet (PDT) procurou o líder de seu partido na Câmara, deputado André Figueiredo, para pedir aval para a instalação de uma CPI para apurar o rompimento da barragem de rejeitos de minério da Vale, em Brumadinho (MG). Com a anuência, Fruet informou que já começará a coletar assinaturas de outros parlamentares na sexta-feira (1º), quando o novo Congresso toma posse. Para Fruet, é o “momento de o Congresso ter protagonismo e a CPI é o instrumento mais forte para essa atuação”.

Nova CPI II

O senador Alvaro Dias (Podemos) também veio a público defender a criação de uma CPI, mas mais abrangente, para levantar toda a situação das empresas que atuam na exploração de minas de minérios. Em especial, claro, da Vale do Rio Doce.

Bolsonaro na UTI

Após sete horas de cirurgia, o presidente Jair Bolsonaro foi transferido para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e se encontra "clinicamente estável, consciente, sem dor, recebendo medidas de suporte clínico, prevenção de infecção e de trombose venosa profunda", informou o primeiro boletim médico divulgado ontem à tarde (28) pelo Hospital Albert Einstein.

O procedimento

Ainda conforme o boletim, no procedimento foi feita a reconstrução do trânsito intestinal e extensa lise de aderências decorrentes das duas cirurgias anteriores, que acrescentou: "Foi realizada anastomose do íleo com o cólon transverso, que é a união do intestino delgado com o intestino grosso".

Nova embaixadora

A ex-governadora Cida Borghetti foi designada como embaixadora mundial da OMF (Organização Mundial da Família). A oficialização do título foi entregue nessa segunda-feira (28) pela presidente mundial da organização, Deisi Noeli Webber Kusztra, em Curitiba. Cida foi indicada e aprovada por unanimidade de votos em assembleia-geral da organização em Genebra, na Suíça.

Da ONU

A OMF faz parte do conselho consultivo da ONU (Organização das Nações Unidas), responsável por representar e defender os interesses das famílias do mundo. Cida foi escolhida por sua experiência e projetos nas áreas de primeira infância, prevenção à saúde e direitos das mulheres. A nova embaixadora disse que auxiliará na construção de políticas públicas para a área.