Política

Informe da redação do dia 25 de abril de 2018

Empréstimo Suspeito

Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo pode ter seus diretores afastados. O pedido partiu do vereador Ademar Dorfschmidt (MDB) depois de ter denunciado possíveis irregularidades em um processo licitatório que posteriormente foi suspenso pelo Ministério Público. A empresa vencedora do certame teria emprestado ferramentas da própria Emdur para executar o serviço.

Mulheres e Juventude

Após muita pressão política dos vereadores, Sindicato dos Servidores pela sociedade de Toledo anunciado pela liderança do governo que não seriam mais extintas as Secretarias da Mulher e da Juventude, que na verdade hoje é ocupado pela mesma secretária não trazendo nenhum tipo de gasto a mais para o erário público. Atualmente as duas pastas são comandadas pela Secretaria de Assistência Social. O assunto era indigesto até na própria base.

Bancada Animada

Em todas as análises políticas publicadas nos últimos meses, a ideia de que os evangélicos deverão aumentar sua representatividade no Congresso é quase uma unanimidade. A teoria do aumento nasceu dentro do PSC, mas tem tomado outros partidos de direita. Existe em andamento uma estratégia de lideranças de igrejas e partidos ligados a elas para a ampliação da bancada na Câmara e no Senado no ano que vem. O foco seria eleger cerca de 150 deputados federais e 15 senadores. Falta combinar com os eleitores.

Pressão por Cargos

Desde que Cida Borghetti (PP) assumiu o Governo do Estado, o assédio pela troca dos nomeados pelo ex-governador Beto Richa (PSDB) é realidade em todas as regiões. Inclusive, em algumas cidades os grupos pressionam pela nomeação de mais mulheres nas autarquias, mas a governadora já demonstrou que não apenas os cargos essenciais serão realocados e que o equilíbrio é o caminho.

Eleição da Mesa

A Câmara de Vereadores de Toledo realiza na sexta-feira (30) reunião preparatória para a eleição do segundo vice-presidente para a mesa diretiva da Casa. O vereador Leandro Moura pediu para deixar o cargo na última semana para dedicar-se exclusivamente para a execução do seu primeiro mandato.

Por conta própria

Com uma fortuna avaliada em R$ 1,3 bilhão, sendo o 39º homem mais rico do Brasil, conforme a Revista Forbes, o empresário Flávio Rocha, dono da rede Riachuelo, confirmou sua pré-candidatura à Presidência da República e sinaliza com a possibilidade de não usar recursos recebidos via Fundo Partidário em sua campanha. Ele tem declarado nos eventos que participa que pretende bancar a campanha com recursos próprios e que percebe “respaldo da opinião pública para tanto”.

Legislativo

A Câmara de Cascavel se tornou a sala para alguns alunos do curso de Direito da Univel na tarde de ontem. A visita virou aula prática. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as dependências do Legislativo, conversar com vereadores e assessores legislativos e acompanhar a Sessão Ordinária.

Na prática

Os acadêmicos cursam o quinto período de Direito e iniciaram pesquisas sobre o Poder Legislativo e o trâmite necessário para a criação de uma nova lei, desde sua elaboração até a votação final.

Teste seletivo

A Prefeitura de Marechal Rondon abriu inscrições para Teste Seletivo Simplificado para contratação de assistente de alfabetização voluntário para o Programa Mais Alfabetização. As inscrições podem ser feitas até 27 de abril para professores alfabetizadores da rede com disponibilidade de carga horária, acadêmicos de Pedagogia e profissionais formados em Magistério. O assistente de alfabetização voluntário apoiará o professor nas unidades escolares, sem gerar vínculo empregatício.