Política

Informe da redação do dia 1º de Fevereiro de 2019

Cascavel como sede do Governo

O governador Ratinho Junior assinou ontem decreto que oficializa Cascavel como sede do governo do Estado durante os dias 7 e 8 de fevereiro. Toda a estrutura administrativa estadual, especialmente o primeiro escalão, vai se instalar no parque do Show Rural, com atendimento a empresários e prefeitos. O “anfitrião”, o prefeito Leonaldo Paranhos, assistiu in loco à assinatura do decreto. A iniciativa faz parte do plano do governo de interiorizar mais as ações, de maneira a estreitar as relações com a população. A vinda é também um reconhecimento ao Show Rural, um dos maiores eventos do agronegócio do Brasil.

Vallini no Comder

E por falar no agronegócio… O engenheiro agrônomo e diretor-secretário do Sindicato Rural de Cascavel, Paulo Cezar Vallini, foi eleito presidente do Comder (Conselho de Desenvolvimento Rural de Cascavel). A escolha do novo comandante ocorreu nessa quinta-feira (31), na primeira reunião do grupo em 2019. Paulo sucede o também engenheiro agrônomo Daniel Galafassi, que presidiu a entidade por dois anos.

O que é

O Comder tem diversas funções. Além de ser o braço-direito da Secretaria de Agricultura de Cascavel, também visa incentivar a formação e a manutenção de um banco de dados para subsidiar a demanda de informações sobre a produção rural; estabelecer prioridades para a política de desenvolvimento rural; buscar constantemente a formação de parcerias entre as entidades ligadas ao agronegócio; indicar prioridades, dentre outras atribuições.

Posse na Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná realiza nesta sexta-feira, à partir das 14h15, cerimônia de posse dos 54 deputados estaduais eleitos em outubro, que marca o início da 19ª Legislatura da história paranaense (01/02/2019-31/01/2023). Para 20 deles esta será a primeira experiência no Parlamento estadual, outros 32 deputados foram reeleitos e darão continuidade à atuação no Legislativo. Duas deputadas voltam à Alep. Para saber quem são os deputados, passe o leitor de QR Code do seu celular.

Posse na Câmara

Já a Câmara dos Deputados dará posse aos deputados eleitos para a 56ª legislatura às 10h, em sessão no Plenário Ulysses Guimarães. A eleição de 2018 trouxe a maior renovação à Câmara desde a democratização: 47,37%.

Para saber quem são os 513 deputados, clique no link abaixo: 

E no Senado

Já o Senado dará posse a 54 dos 81 senadores, já que a regra é diferente e a eleição ocorre em períodos alternados, uma vez que o mandato é de oito anos. A cerimônia de posse ocorre antes das reuniões em que serão eleitos o novo presidente da Casa e os demais integrantes da Mesa, tudo a partir das 15h.