Política

Informe da redação do dia 18 de maio de 2018

Cida em Cascavel

A governadora Cida Borghetti (PP) confirmou presença no encontro do PPL que será realizado neste sábado em Cascavel. O evento, que vai receber o pré-candidato à Presidência da República João Vicente Goulart, terá ainda outros dois pré-candidatos ao governo do Estado: o deputado estadual Ratinho Júnior (PSD) e o ex-senador Osmar Dias (PDT). O encontro começa às 13h30 no anfiteatro da Univel.

Osmar na região

Hoje Osmar cumpre agenda em Virmond, que está em festa pelo aniversário do Município, e à noite estará em Foz do Iguaçu, onde participa de reunião com prefeitos e líderes do oeste na sede do PDT.

Sem carro nem cartão

Preso desde 7 de abril, Lula perdeu todos os benefícios a que tem direito como ex-presidente do Brasil. A decisão é do juiz federal Haroldo Nader, de Campinas (SP), que concedeu liminar em ação popular movida pelo coordenador nacional e advogado do MBL, Rubens Nunes. Com isso, Lula fica sem cartão corporativo, assessores, seguranças, motoristas e veículos que estavam à sua disposição.

Evento pró-Alvaro

Todos os prefeitos e os vereadores do Paraná começaram a receber convite para um megaevento no dia 7 de junho no Restaurante Madalosso, em Santa Felicidade, para encontro com o senador e presidenciável Alvaro Dias (Podemos).

A carta

No convite, lê-se: “Pela primeira vez em sua história o Paraná tem oportunidade real de eleger um presidente da República e temos o homem certo para o lugar certo. Referimo-nos ao senador Alvaro Dias que deixa de disputar uma eleição fácil para o governo do Estado para enfrentar o desafio gigantesco de uma eleição presidencial”.

Bate e volta

Por falar em Alvaro… O senador esteve na região oeste ontem. Fez um bate e volta. Desceu no aeroporto de Cascavel, foi a Toledo, embarcou de aeroporto de Cascavel. Ele veio participar de um evento do agronegócio. Confira reportagem na página 8 desta edição.

Desperdício

“O maior problema do setor público, embora não pareça, não é a corrupção, que sempre tem que ser combatida, mas o desperdício permanente de dinheiro público e a falta de planejamento”. A declaração é do coordenador-geral de Fiscalização do TCE-PR, Mauro Munhoz, durante Fórum de Controle Social em Ponta Grossa.

Próximas cidades

Esse Fórum será levado também a Francisco Beltrão (24 de maio), Foz do Iguaçu (5 de junho), Cascavel (7 de agosto) e Curitiba (14 de agosto). As inscrições estão abertas no portal da Escola de Gestão Pública do TCE-PR. A participação é gratuita.

De novo, o lixo

O contrato milionário de coleta de lixo em Cascavel ganha mais alguns milhõezinhos. A prefeitura concedeu reajuste de 3,9%, referente à correção anual. O “cheque” de R$ 1,366 milhão (a conta de 12 meses desse reajuste) é assinado a contragosto do prefeito Leonaldo Paranhos, que espera (sentado) a Justiça se posicionar sobre a denúncia de direcionamento da licitação realizada em 2016 no valor de R$ 207 milhões, vencida pela OT Ambiental. Sentado porque já se passaram exatos 295 dias desde que o promotor Sergio Machado ajuizou a ação civil pública e até agora a Justiça não disse se vai acatá-la ou não.

Novas demandas

O prefeito de Maripá, Anderson Bento Maria, cumpriu extensa agenda em Curitiba esta semana para acompanhar projetos que estão em andamento e apresentar novas demandas do Município. Em audiência com o secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná, Julio Cezar dos Reis, Anderson solicitou viatura para Patrulhamento Rural; novos armamentos para a Polícia Militar; e apoio para a criação de um projeto na área de segurança pública para atender os municípios da região oeste do Estado, que seria realizado com apoio da Itaipu Binacional.