Política

Informe da redação do dia 13 de dezembro de 2018

Presidência do TCE-PR

Decano entre os sete conselheiros do TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado do Paraná), Nestor Baptista vai presidir a corte no biênio 2019-2020. A eleição foi realizada na tarde dessa quarta-feira, na abertura da última sessão do ano do Tribunal Pleno. Também foram eleitos o vice-presidente, conselheiro Fabio Camargo; e o corregedor-geral, conselheiro Ivens Linhares. Todos foram escolhidos por unanimidade de votos do colegiado.

Tchau, Battisti!

Em meio à polêmica em relação à extradição ou à permanência no Brasil do terrorista italiano Cesare Battisti, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara aprovou nessa quarta-feira relatório do deputado federal Rubens Bueno (PPS-PR) que proíbe a concessão de visto e determina a expulsão de estrangeiro condenado ou acusado em outro país da prática, da participação ou do financiamento de atos terroristas. O parecer aperfeiçoa o PL-2443/2011, que altera a Lei de Migração.

Contas rejeitadas

As contas do ex-prefeito Reni Pereira referentes a 2013 foram rejeitadas pela Câmara de Foz do Iguaçu esta semana por unanimidade e tornou o ex-gestor inelegível por oito anos. O posicionamento da Câmara está embasado em dispositivos jurídicos e em parecer prévio do Tribunal de Contas do Paraná que encontrou irregularidades nas contas.

Problemas

Dentre os apontamentos do TCE constam: falta de repasse de contribuições retidas dos servidores e da parte patronal para o Regime Próprio de Previdência; imputação de débitos aos gestores por danos causados ao erário pelo recolhimento em atraso de contribuições devidas ao INSS; realização de despesas sem prévio empenho; e falta de pagamento de aportes para cobertura do déficit atuarial na forma apurada no laudo atuarial.

Segurança

O secretário de Estado da Segurança Pública, Júlio Reis, vai fechar o calendário oficial das reuniões empresariais das quintas-feiras da Acic em 2018. O último encontro empresarial do ano está agendado para esta quinta, às 18h30, na Sala Paraná. Reis vai falar sobre ações da pasta sob o seu comando no governo de Cida Borghetti.

Auditório da Amop

A Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) reúne nesta quinta-feira (13), a partir das 10h, na sua sede em Cascavel, os prefeitos associados para a última assembleia ordinária de 2018. A oportunidade servirá também para a reinauguração do auditório da entidade, que passou por completa revitalização, após 18 anos de uso.

De cara nova

O espaço ganhou novo sistema de som e imagens, cronômetro, revestimento nas cadeiras e carpê, iluminação, ar-condicionado e outros benefícios, com recursos próprios da entidade municipalista. Com capacidade para 190 pessoas, o auditório é palco, desde a inauguração da sede própria, em 2000, de acalorados debates sobre o processo de desenvolvimento do oeste do Paraná.

Consenso na eleição da Amsop

Prefeitos que representam os 42 municípios filiados à Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná), elegem hoje a nova diretoria da entidade. A assembleia está marcada para as 17h e irá apreciar os nomes da única chapa inscrita para disputar o processo eleitoral. O prefeito de Saudade do Iguaçu, Mauro Cenci (foto), encabeça a diretoria registrada para comandar a entidade no próximo ano. A Amsop também realiza evento que comemora seu cinquentenário. A entidade irá reunir ex-presidentes e ex-prefeitos para lançar livro com a história da instituição desde sua fundação, em 1968. A obra foi viabilizada com apoio da Itaipu Binacional e escrita pelo jornalista Ivo Pegoraro.