Política

Informe da redação do dia 04 de outubro de 2018

Cida faz caminhada em Cascavel

A governadora Cida Borghetti (PP) percorreu ontem seis cidades do Estado e passou por Cascavel já no início da noite, conciliando sua agenda como comandante do Paraná e candidata à reeleição. Ela participou de uma caminhada no Centro, pela Avenida Brasil, e foi recebida por mulheres que gritaram seu nome e por vários líderes políticos locais, inclusive o deputado federal Alfredo Kaefer (PP), que participou do ato ao seu lado (foto). A governadora conversou com empresários, com a imprensa e, bem do seu jeitinho muito acessível de ser, posou para centenas de fotos. Cida garantiu que as eleições vão para o segundo turno no Paraná.

Tempo de TV

O juiz Ricardo Augusto Reis de Macedo, do TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral), determinou na terça-feira (2) a perda de 15 segundos em inserções na rádio e Televisão da coligação de Ratinho Junior (PSD) por invasão do tempo das candidaturas proporcionais (deputado estadual e federal), o que se configura como propaganda eleitoral irregular. O TRE-PR atendeu representação da Coligação Paraná Decide, da candidata ao governo Cida Borghetti (PP).

Último dia

Assim, no último dia de propaganda eleitoral gratuita, Ratinho teve 32 segundos do seu tempo cortados. Hoje é o último dia da veiculação dos programas dos candidatos a presidente da República para o primeiro turno das eleições.

Voto de cabresto

Repercutiu, e mal, a decisão de alguns empresários em pedir voto deliberadamente aos seus funcionários com ameaças veladas de demissão. Voltamos ao tempo do voto de cabresto. A Justiça Trabalhista impôs multa para quem repetir e ordenou que pedissem desculpas.

Inferno astral

Dizem que o inferno astral do ex-governador Beto Richa está longe do fim e que ele só escapou de ser preso novamente na Operação Integração II graças ao salvo-conduto conferido generosamente pelo ministro Gilmar Mendes.

Paranhos, again

Quem assistiu aos debates na TV entre os candidatos a governador do Paraná já sabe de cor algumas respostas, tal qual os postulantes ao cargo. Ratinho Jr é bom de discurso, fala sem pausas sobre suas propostas mas os mais atentos percebem similaridade inclusive de preposições. No debate da Globo, terça-feira, ele repetiu palavra por palavra o que disse no debate da RIC Record, bem decoradinho. Inclusive, voltou a citar o prefeito Leonaldo Paranhos sobre o projeto adotado na Prefeitura de Cascavel de transmitir 100% das licitações pela internet.

Estratégia

A estratégia do ex-presidente Lula é conseguir um espaço na mídia para falar antes do primeiro turno das eleições, na tentativa de ainda influenciar os eleitores sobre seu candidato, Fernando Haddad. Sua defesa recorreu ao ministro Ricardo Lewandowki, do STF, que já havia dado duas autorizações e ontem concedeu a terceira. Mas, como o caso virou um imbróglio com seus colegas Luiz Fux e Dias Toffoli, cabe a este último, presidente do STF, decidir agora.

Sem voto

Inclusive, Lula perdeu os recursos para que tivesse direito de votar nas eleições de domingo. Esse é um direito vetado quando se está preso.