Informe da redação: Bolsonaro e Benítez, contas aprovadas e Robôs do TCE

Foz está bombando

brde1

Em sua live semanal, na quinta à noite, o presidente Jair Bolsonaro disse que deve se encontrar com o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, para debater a possível reabertura da Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu. “Já sei qual é o assunto e de minha parte está ‘safo’. Nós vamos reabrir a Ponte da Amizade”. Bolsonaro disse que, “em breve”, pode voltar a se encontrar pessoalmente com o presidente Marito e incluir no roteiro uma visita ao canteiro de obras da Ponte da Integração Brasil – Paraguai, que está sendo construída na fronteira, conectando as cidades de Foz do Iguaçu e Presidente Franco. Ao seu lado, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, disse: “Foz do Iguaçu está bombando: 40% da obra executada, eles estão trabalhando em três turnos, é uma obra bonita de ver. Vale a pena”, referindo-se à segunda ponte.

 

Alerta para golpe

O HU de Cascavel disparou alerta que as pessoas não caiam no golpe de exames de mamografia virtuais. Em razão do Outubro Rosa, que tem como objetivo conscientizar sobre o câncer de mama, foi verificado que algumas pessoas estão mandando mensagens, via WhatsApp, utilizando o nome da instituição pedindo fotos das mamas para realizar o exame gratuitamente.

 

Sem ressalvas

A Câmara de Cascavel teve suas contas de 2019 aprovadas sem ressalvas pelo Tribunal de Contas do Paraná. No ano passado, a Câmara devolveu R$ 8,8 milhões para o Executivo e, neste, de forma excepcional em razão da calamidade pública, foram devolvidos R$ 2 milhões para a prefeitura cobrir gastos com saúde, preferencialmente na compra de respiradores e material médico para tratar pacientes da covid-19.

 

Smartphones

A Receita Federal do Paraná doou 500 smartphones que haviam sido apreendidos para o IFPR (Instituto Federal do Paraná). Os dispositivos móveis serão entregues a alunos hipossuficientes do Instituto, que estavam sem condições de acessar conteúdos e aulas on-line disponibilizados em função da pandemia pelo novo coronavírus.

Mulher na política

A primeira prefeita eleita no País foi em 1928 em Lajes (SC). Desde então, houve só uma mulher presidente e hoje tem apenas uma governadora. Em 105 cidades paranaenses não há uma vereadora. Pensando nessa baixa representatividade, diversas entidades promovem a campanha Mulheres na Política, com uma série de vídeos de personalidades e autoridades que falam sobre o assunto. Você confere acessando pelo QR code.

Robôs do TCE

Para tornar mais ágil o processo de exame e registro dos Requerimentos de Análise Técnica de aposentadorias e pensões, o TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado do Paraná) criou um robô que fará a vistoria inicial dos documentos de forma totalmente automatizada. A Ada foi concebida e desenvolvida, em sua maior parte, por servidoras do órgão de controle. O nome corresponde à sigla “Analisadora e Diligenciadora Automática” e faz alusão à matemática britânica Ada Lovelace (1815-1852), responsável por escrever o primeiro algoritmo do mundo.

 

Bastidores das redes sociais

A campanha nem parece ter chegado às ruas e já está quebrando o pau nas redes sociais. Em Cascavel, um vereador conseguiu que a Justiça mandasse uma página do Facebook excluir postagens consideradas ofensivas a ele, enquanto em outra ação, a Justiça Eleitoral determinou direito de resposta de um candidato devido a uma live considerada ofensiva feita por outro candidato em uma fanpage.

 

 

ACIC OUTUBRO 2020

Receba as principais notícias através do WhatsApp

ENTRAR NO GRUPO

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp. Ao entrar seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.


Fale com a Redação