Política

Informe da redação: Beto Preto no Cisop

DCIM100MEDIADJI_0176.JPG
DCIM100MEDIADJI_0176.JPG

Beto Preto no Cisop

O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, participa em Cascavel, nesta sexta (30), às 15h, da assinatura de convênio para aquisição de aparelhos de ar-condicionado para o novo ambulatório de especialidades do Cisop (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná). O evento será na futura sede do consórcio, que fica na Avenida Brasil, 11.368, Bairro Santa Cruz, em Cascavel. A última previsão de entrega do prédio era para fevereiro, por enquanto, ninguém arrisca nova data.

 

Recurso negado

O juiz Wendel Fernando Brunieri negou esta semana os embargos declaratórios apresentados pela defesa do PSC (Partido Social Cristão) que pedia a anulação da sentença proferida pela Justiça Eleitoral de Foz do Iguaçu que cassou a chapa do partido nas eleições municipais de 2020. O PSC elegeu o vereador Valdir de Souza (Maninho), que perde a vaga com a decisão. Cabe recurso ao TRE de Curitiba e ao TSE.

 

Dívida do pedágio I

O deputado estadual Requião Filho (MDB) é voz isolada na Alep pela restituição urgente dos R$ 10 bilhões cobrados a mais pelas seis concessionárias de pedágio do Paraná devido a erro de cálculo nos reajustes tarifários. Há quase um ano ele vem insistindo no assunto, enquanto os demais parecem nem fazer questão de saber. Esta semana, conseguiu ter acesso aos valores por concessionária, e a indignação só aumentou.

 

Dívida do pedágio II

“Não é possível admitir que o paranaense continue pagando por consecutivos reajustes, de uma tarifa que já é, por si só, ultrajante! É possível dizer até que, mesmo abrindo agora todas cancelas do pedágio, até o fim de alguns desses contratos, não será suficiente para cobrir esse valor do que elas receberam a mais”, alertou.

 

Parado na Justiça

Para se ter ideia, o valor cobrado apenas com esse erro representa 22,5% do total faturado em 23 anos. Para que esse valor fosse “devolvido” ao usuário, seriam necessários cinco anos de cancelas abertas, sem cobrança de pedágio, mas os contratos vencem em sete meses. “Cobraram a mais e, no fim, ainda vão sair devendo para o Estado! A gente não precisaria mais sequer estar pagando esse pedágio”, acrescenta Requião Filho.

 

CPI da Covid

A CPI da Covid aprovou a convocação dos ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta, Nelson Teich e Eduardo Pazuello, além do atual comandante da pasta, Marcelo Queiroga, para serem ouvidos na comissão na próxima semana. Mandetta e Teich participarão como testemunhas na terça (4). Na quarta (5), será a vez do general Pazuello. Já na quinta (6), serão ouvidos Queiroga e o atual presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, cuja convocação também foi aprovada pelos senadores.

 

Wajngarten

O senador Renan Calheiros chegou a citar o nome do ex-secretário de Comunicação do governo federal Fabio Wajngarten entre os convocados para o dia 11. Em entrevista recente à Veja, ele falou em “incompetência” e “ineficiência” de gestores do Ministério da Saúde para negociar a compra de vacinas. O nome de Wajngarten foi rejeitado por senadores alinhados ao Planalto e a convocação ficou na gaveta, por enquanto.

 

Adeus

O presidente da Câmara de Toledo, Leoclides Bisognin, lamentou a morte do ex-vereador Winfried Mossinger, ocorrida nessa quinta-feira (29), aos 69 anos, em função de complicações decorrentes da covid-19. Mossinger foi vereador de Toledo em três legislaturas e em 2016 foi candidato a vice de Odacir Fiorentin, que faleceu ano passado por covid-19. Mossinger contraiu covid-19 após receber a primeira dose da vacina.