Opinião

Informe da Redação

 

 

PSDB tem novo Presidente

O ex-governador Beto Richa vai assumir a presidência do PSDB no Paraná. Segundo informações, a decisão é consequência da saída do deputado estadual Paulo Litro do cargo e do partido, além da entrada na agremiação do ex-prefeito de Guarapuava Cesar Silvestri Filho, pré-candidato ao governo do Estado.

 

Traiano Fora

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado estadual Ademar Traiano, confirmou oficialmente que está deixando a legenda tucana para se filiar ao PSD do governador Ratinho Júnior. Traiano pretende apoiar a reeleição do governador e deve disputar a reeleição na Alep.

 

5° Pré-candidato

Ontem, surgiu um 5° nome para a disputa da chave do Palácio Iguaçu nas eleições de outubro. Agora, quem diz se aventurar na majoritária e o polêmico Boca Aberta (Pros), ex-deputado federal, cassado no ano passado pela Justiça Eleitoral.

 

Sessões Virtuais

O TCE do Paraná retomou as sessões do Pleno, com a análise de quase duas dezenas de processos. Em função da situação sanitária, as sessões continuarão sendo realizadas através de videoconferência. O Tribunal mantém restrições ao acesso às suas dependências, em função do recrudescimento dos casos da Covid-19. Os servidores continuam atuando no sistema TCE, mantendo atendimento a população por telefone e por canais virtuais.

 

Semipresidencialismo

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), quer debater a implementação do sistema semipresidencialista no Brasil. A ideia é que as discussões ocorram por quatro meses a partir de março, no contraturno da Câmara, e que a tramitação da PEC tenha início neste ano.

 

Somente em 2030

Lira afirmou que o texto que pretende levar ao plenário prevê o início do modelo semipresidencialista somente após a eleição de 2030, para não configurar casuísmo, uma vez que tiraria poderes do candidato que ganhar a eleição ao Planalto em outubro deste ano, seja ele quem for. A intenção do presidente da Câmara é deixar o texto engatilhado este ano para que seja votado em 2023, já com a nova composição do Congresso.

 

O que é?

O sistema semipresidencialista é um modo de organização da estrutura política de um país que possui elementos do parlamentarismo e presidencialismo, ou seja, o presidente partilha o poder executivo com um primeiro-ministro e um conselho de ministros, sendo os dois últimos responsáveis perante o poder legislativo do estado. Esse regime tem sido utilizado por países como França, Finlândia e Portugal.

 

TJ-PR

O presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, o desembargador José Laurindo de Souza Netto, assinou um decreto instituindo o ‘passaporte da vacina’ para todas as pessoas que entrarem no prédio do Tribunal. De acordo com o texto todos devem apresentar a comprovação a vacina, ou exibir relatório médico que demonstre contraindicação à vacinação, quando for o caso, ou teste PCR ou de antígeno negativo, realizado nas últimas 72 horas.

 

Com Covid

A vereadora cascavelense Beth Leal (Republicanos) foi diagnosticada com Covid-19. A parlamentar está em casa, em isolamento social. Mesmo positivada, a vereadora participou de forma virtual de uma reunião aberta ontem (27), que discutiu o novo contrato de limpeza urbana e recolhimento de resíduos de Cascavel.

 

>>>>>>>>>>