Opinião

Informe da Redação

 

Transporte Coletivo

Foi publicado no Diário Oficial do Município de Cascavel o termo aditivo do contrato do Transporte Coletivo de Cascavel. Segundo o documento, o contrato com a empresa Pioneira que terminou no dia 31/12/2021, foi prorrogado por 12 meses, podendo ter uma nova prorrogação, caso a nova licitação não seja concluída até o dezembro.

 

Reestruturação

Passou a vigorar a partir de 1° de janeiro de 2022 a reestruturação organizacional do município de Cascavel. Em junho de 2021 a Câmara de Cascavel aprovou a separação da Secretaria de Esportes e Lazer da Secretaria de Cultura e ainda da Secretaria de Segurança Pública e Proteção à Comunidade da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas.

 

Acumulo de Pasta

Com a nova reestruturação vigorando, o secretário Luiz Ernesto Meyer Pereira e o secretário Antônio Volmei dos Santos acumulam duas pastas. A expectativa é que nos próximos dias o prefeito Leonaldo Paranhos nomeie dois novos secretários, um para a pasta de Esporte e outro para a pasta de Política sobre Drogas.

 

Quem assume?

Nos bastidores, a conversa é que o Diretor da Secretaria de Esportes, Carlinhos Oliveira assuma a chefia da pasta, entretanto, os nomes dos vereadores Pedro Sampaio (PSC) e Josias de Souza (MDB) correm por fora.

 

Mudança na Câmara

Caso Pedro Sampaio assuma a pasta do Esporte, Misael Junior (PSC) que atualmente é Procurador do Procon de Cascavel assume como vereador, já que é o primeiro suplente do PSC. Agora, no caso de Josias assumir, quem deve ir para a Câmara é o assessor especial do gabinete do prefeito, Josué de Souza (MDB), que é o suplente do partido.

 

PTB na Mira

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná irá julgar no dia 24 de janeiro a chapa do PTB de Cascavel que concorreu nas eleições de 2020. A denúncia é que, nas eleições de 2020, o PTB de Cascavel utilizou candidatas laranjas para fraudar a cota de gênero do partido.

 

Segunda Instância

Em primeira instância, a Justiça Eleitoral de Cascavel não reconheceu a fraude. O denunciante, o ex-vereador Fernando Hallberg (PDT) recorreu e agora está nas mãos do TRE a decisão.

 

Chapa do PL

Em 2021, o mesmo Tribunal cassou a chapa do PL de Cascavel por fraude na cota de gênero nas eleições de 2020, contudo, os desembargadores mantiveram os vereadores Celso Dal Molin e Aldonir Cabral no cargo até o trânsito em julgado da ação. Em primeira instância, o juiz eleitoral de Cascavel também não havia reconhecido a fraude, contudo, a decisão foi reformada no TRE.

 

Decreto

O prefeito de Toledo, Beto Lunitti assinou decreto declarando Situação de Emergência causada pela crise hídrica no Município. O assunto vinha sendo tratado pela Administração Municipal desde a última semana, quando o chefe do Executivo conversou com representantes da Defesa Civil, os quais orientaram sobre os trâmites que precedem a adesão ao decreto do governo do Estado.

 

Santa Tereza

O prefeito de Santa Tereza do Oeste, Elio Marciniak, o Kabelo, também decretou situação de emergência hídrica do Município. O decreto tem validade de 180 dias e leva em consideração que a cidade vive um momento de severa estiagem, com tendência de agravamento da situação, caracterizando estado de escassez hídrica.

 

Auxílio aos Estados

O presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou a legislação que traz mudanças no Plano de Auxílio aos Estados e ao Distrito Federal e no Regime de Recuperação Fiscal (RRF) desses entes federativos, que permitiu o parcelamento de dívidas dos entes com a União.v