Opinião

Informe da Redação

 

 

Gallio vence na OAB/Cascavel

A Ordem dos Advogados do Brasil Subseção Cascavel já tem novo presidente Alex Gallio, da chapa OAB para Todos, candidato da situação vai continuar o trabalho da atual gestão, ele foi eleito com 1.042 votos. Em segundo lugar ficou Marroquis Borgo Freire, com a chapa Renova OAB, com 759 votos, em terceiro Rui da Fonseca, da chapa XI de Agosto, com 306 votos e em quarto Ismael Kalil, da chapa OAB de Respeito, com 114 votos. Ainda, foram registrados 46 votos em branco e 49 nulos. Gallio irá comandar a OAB Cascavel no triênio 2022/2024.

 

Seccional

A OAB Paraná também elegeu a nova diretoria e pela primeira vez na história a Seccional será comandada por uma mulher. Marilena Indira Winter foi eleita com 26.726 votos. Em segundo lugar ficou Marcelo Trindade da chapa Algo Novo, com 12.679 e em terceiro Romulo Quenehen com 5.382 votos.  As eleições para a escolha das novas diretorias das 49 subseções e da Seccional foram realizadas ontem (25), em todo o Paraná.

 

Derrota Viapar

O juiz federal Friedmann Anderson Wendpap, da 1ª Vara Federal de Curitiba, indeferiu o pedido da Viapar de prorrogar o prazo de vigência do contrato de concessão.  A licença da concessionária se encerra a meia-noite desta sexta-feira e os serviços vitais prestados pela empresa serão interrompidos.

 

Violação de Contrato?

O pedido da concessionária é contra o Estado do Paraná e a União, solicitando dar continuidade da operação no trecho do Lote 2 do Anel de Integração do Paraná por ao menos três meses. A Viapar alega que o governo do Estado vem descumprindo a revisão tarifária. Justificou ainda que são inúmeros os fatores de desequilíbrio econômico-financeiro. Nesse contexto, afirma que a prorrogação do contrato de concessão seria a alternativa para prestigiar o princípio da proporcionalidade.

 

Derrota Viapar II

A Justiça Federal determinou que a Viapar entregue praças de pedágio com canalização adequada para garantir a segurança dos usuários, e elabore cronograma de reversão dos bens utilizados na prestação do serviço, sob pena de multa diária de R$ 100 mil. A decisão foi da Juíza Vera Lúcia Feil, da 6° Vara Federal de Curitiba.

 

Plano de Operação

O governador Ratinho Junior e secretários de Estado apresentam hoje (26), detalhes do plano de operação para o fim da concessão das rodovias paranaenses, que ocorre neste final de semana. A operação irá contar com a atuação das equipes da segurança pública do Paraná em apoio à PRF, além de reforço para atendimento de guincho e de saúde.

 

Ministros em Cascavel

Cascavel recebe hoje (26) dois ministros de Estado. Damares Alves, ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos e o ministro da Saúde Marcelo Queiroga estarão no município cumprindo agenda. Damares estará na Amop e também na Câmara de Cascavel para participar de uma mesa redonda que debate a violência contra a mulher. Já Queiroga participará se uma agenda no Hospital Universitário.

 

Câmara Toledo

A Câmara de Toledo informou que já foi notificada da decisão da 1ª Vara Criminal que afastou liminarmente do cargo o vereador Gilson Francisco (Cidadania), acusado do crime de concussão. Segundo a Casa, o legislativo tem cinco dias para se manifestar a respeito da decisão e tomar novas providências, como convocar o suplente para assumir o cargo. O jurídico da Câmara também já notificou Gilson.

 

Prêmio

O Programa Currículo Top, desenvolvido pela Agência do Trabalhador de Toledo, foi um dos contemplados com o Prêmio Gestor Público Paraná. Os troféus e certificados serão entregues em evento na Amop na próxima semana. Enquanto Beto Lunitti irá receber a premiação pelo Programa Currículo Top, Paranhos irá receber a premiação pelo programa Banco da Mulher, desenvolvido em Cascavel.