Pedágio

A Frente Parlamentar sobre os Pedágios da Alep realiza hoje (23) uma audiência pública com o tema: “Fim dos Contratos de Pedágio no Paraná: 1997 – 2021. Diagnóstico dos problemas, do passivo das estruturas e litígio nas concessões”. A audiência tem início às 9h30 e vai contar com uma apresentação de técnicos do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), da UFPR, sobre o passivo deixado pelo pedágio no Paraná.

 

Fim das Concessões

As concessões das concessionárias que administram as rodovias do Paraná terminam nesta sexta-feira e sábado (dia 26 de novembro para os lotes 1, 2 e 3, às 23h59min; e dia 27 de novembro para os lotes 4, 5 e 6, no mesmo horário), sem que haja empresa substituta para assumir a sua operação, processo sob responsabilidade do Ministério da Infraestrutura.

 

Na Justiça

O DER ingressou na Justiça Federal com pedidos de liminar para obrigar as concessionárias de pedágio do Anel de Integração a implantar a canalização do tráfego e reforço de sinalização nas praças de pedágio, a fim de garantir a transposição livre e segura dos usuários, com o encerramento dos contratos.

 

Evitar Acidente

O objetivo do DER em propor a ação na justiça, é obrigas as concessionárias a realizar a canalização do tráfego para evitar que o usuário da via, a partir do primeiro minuto após o encerramento da concessão, chegue com seu veículo na praça de pedágio e se envolva em acidentes com outros veículos ou com a própria estrutura da praça desativada.

 

Passaporte Sanitário

De acordo com um levantamento do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, 17% dos municípios do Estado já adotam ou pretendem adotar o “Passaporte da Vacina”, que exige a apresentação da carteira de vacinação contra a covid-19 para entrar em determinados locais e participar de eventos. Segundo o TCE, 72,4% ainda não adotaram um posicionamento sobre o tema.

 

Sem Carnaval?

O deputado estadual Cobra Repórter (PSD), vice-líder do governo Ratinho Junior, apresentou ontem (22), um requerimento solicitando providências para promover o cancelamento do Carnaval 2022 no Paraná. O requerimento foi endereçado ao governador Ratinho Junior e ao secretário estadual de Saúde, Beto Preto.

 

Violência Política

A violência contra as mulheres na política foi o tema da audiência pública realizada ontem (22), na Alep. O debate marcou a abertura na Casa de Leis da campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”.

 

Paraná Solidário

O governador Ratinho Junior lançou ontem (22) o Paraná Solidário, pacote social que amplia os benefícios voltados a pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica do Estado. Ele torna permanente o programa Comida Boa, que permite a transferência de renda a pessoas em situação de pobreza que não são atendidas pelo Auxílio Brasil.

 

Empréstimo

A Câmara de Cascavel aprovou durante a sessão ordinária de ontem (22) o Projeto de Lei nº 142/21, que autoriza a prefeitura a contratar operação de crédito com a Caixa Econômica Federal no valor de até RS 80 milhões. A matéria volta amanhã para a pauta para ser discutida em segunda votação.

 

Conciliação

A Justiça Federal do Paraná deu início ontem (22), ao mutirão para conciliação sobre a desapropriação de terrenos localizados no trecho em que será construída a Perimetral Leste em Foz do Iguaçu. Até sexta-feira (26), as equipes de servidores estarão no Fórum da Justiça Federal do Paraná para receber os moradores e realizar as 64 audiências previstas.