Contagem Regressiva

Os paranaenses estão em contagem regressiva para o fim dos pedágios, mesmo que temporariamente no Estado. A partir de hoje, faltam 8 dias para o encerramento dos contratos da Econorte, Viapar e Ecocataratas, que se encerram à meia noite do dia 26 de novembro, e 9 dias para o encerramento dos contratos da Caminhos do Paraná, Rodonorte e Ecovia, que terminam no dia seguinte, à meia noite do dia 27 de novembro.

 

Embaixador

O governador Ratinho Junior recebeu ontem (17), o embaixador da Nigéria, Muhammad Makarfi Ahmad, que faz sua primeira visita oficial ao Paraná. Durante o encontro, o diplomata destacou o interesse de cooperações econômicas e tecnológicas da Nigéria com o Paraná. A ideia é fortalecer o comércio de produtos paranaenses ao país, como grãos, açúcar, aves e peixes, além de consolidar um intercâmbio tecnológico voltado ao setor agrícola.

 

Greve

Os funcionários da Adapar aprovaram greve a partir do dia 22 de novembro caso a direção da Adapar mantenha a proposta de plano de carreira entregue em projeto de lei à Secretaria da Agricultura. A deliberação pela greve foi aprovada em assembleia virtual realizada conjuntamente por Sindefesa e Senge-PR.

 

Homenagens

A Câmara de Cascavel realizará uma sessão solene na próxima sexta-feira (19), para entregar duas homenagens. A primeira ao capitão Diego Astori, comandante da 1ª Cia. do 6º BPM, que receberá o título de Honra ao Mérito e o segundo a Dra. Simone Lorens, que será agraciada com o título de Cidadã Honorária de Cascavel. O evento está marcado para as 9h, no Plenário.

 

Ato Solene

Durante a sessão ordinária de ontem (17), a Câmara de Cascavel entregou uma Moção de Aplausos pelos 50 anos da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada de Cascavel. Vários militares do exército brasileiro Participaram do ato e o Tenente Coronel Frederic Toscana, General Marcos Américo Pessoa e o Capitão Antônio Carlos receberem a placa de Moção dos vereadores enquanto a banda do exército executava o hino do exército brasileiro.

 

Adiantado

Faltando ainda doze dias para o mês de dezembro, a Prefeitura de Foz do Iguaçu publicou no Diário Oficial o decreto que institui o período de recesso de final de ano nas repartições públicas no Município. O período será de 23 de dezembro a 02 de janeiro, com retorno das atividades no dia 03 de janeiro. Não haverá recesso para órgãos que prestam serviços considerados essenciais.

 

Recomendação

O TCE emitiu recomendações para a melhoria nos serviços de saneamento de 25 municípios do Paraná, cinco deles da região Oeste: Assis Chateaubriand, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Medianeira e Ubiratã. Entre as recomendações estão a adequação das metas de universalização do atendimento com rede coletora de esgoto até 31 de março de 2022, bem como a realização de estudos técnicos preliminares para identificar as obras necessárias para a atualização dos planos municipais de saneamento.

 

No TSE

A União Brasil, partido que resultará da fusão do DEM com o PSL, apresentou ao TSE o pedido de registro da legenda. Esse é o primeiro passo da sigla para que possa efetivamente entrar em campo nas eleições do ano que vem. O relator do processo é o ministro Edson Fachin.

 

Sem redução de ISS

A Câmara de Cascavel enviou na manhã de ontem (17), uma nota informando que cometeu um erro ao publicar um material informando que o legislativo havia aprovado o projeto sobre redução de ISS para setor hoteleiro de Cascavel. A assessoria da Casa informou que, “diferente do que foi informado pela Câmara na terça-feira (16), o PLC 07/2021, recebeu aprovação para um pedido de vista feito pelo vereador Pedro Sampaio (PSC). Portanto, o projeto ainda não foi votado e deve retornar à pauta na próxima semana.”