Política

Informe da Redação

 

No Podemos?

O Prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, admitiu o desejo de se filiar ao Podemos. Contudo, Paranhos é cauteloso ao tratar do assunto. Segundo o prefeito, para que seja consolidada a ida dele ao Podemos, é necessário que a aliança entre o Podemos de Álvaro Dias e o PSD de Ratinho Junior permanece para as eleições de 2022, já que Paranhos não abre mão de apoiar a reeleição do governador.

 

Futuro Político

Com o futuro político ainda indefinido, Paranhos concentra as energias para cuidar de Cascavel em 2022. Contudo, o gestor admite que gostaria de poder ajudar na reeleição do governador Ratinho Junior, compondo a chapa como vice ou como candidato ao Senado pelo grupo. Segundo Paranhos, Ratinho não fez o convite, porém, ele se coloca à disposição.

 

Retorno

O vereador Edson Souza (MDB) retorna a partir de hoje (16) aos trabalhos na Câmara de Cascavel. O parlamentar estava de licença médica desde o dia 13 de outubro para tratar de problemas de saúde. Quem ocupou a cadeira de Edson nesse período foi o terceiro suplente do MDB Joceh da Auto Escola.

 

LOA

A Prefeitura de Cascavel protocolou o projeto da Lei Orçamentária Anual para 2022. Além do orçamento, foram protocolados projetos com alterações no PPA para 2022 a 2025 e na LDO para 2022, que foi aprovada há duas semanas na Câmara. Os projetos serão lidos na próxima sessão e, a partir daí, distribuídos às comissões de Justiça e de Finanças e Orçamento.

 

Desconto no ISS

A Câmara de Cascavel discute durante a sessão ordinária de hoje (16), o Projeto de Lei Complementar n° 7/21, que prevê a redução temporária da alíquota do ISS incidente sobre a as atividades de prestação de serviços se referem à hospedagem de qualquer natureza em hotéis, apart-hotéis, hotéis, residência, hotelaria marítima, motéis, pensões e congêneres; atividades que foram e continuam sendo afetadas pela pandemia.t

 

Reforço

A Câmara de Cascavel também deve aprovar um requerimento encaminhado ao Ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, para que envide esforços e ações visando o aumento de efetivo de Policiais Rodoviários Federais para atuarem nas rodovias e marginais do Município de Cascavel.

 

PAD

A Prefeitura de Cascavel instaurou um Processo Administrativo Disciplinar para apurar a conduta de um guarda municipal que, enquanto estava de atestado com covid-19, “furou” a quarentena e compareceu em uma Sessão da Câmara de Cascavel. O Ministério Público também ficou sabendo essa situação e instaurou uma investigação, que poderá culminar com a denúncia contra o profissional.

 

Paraná Cidadão

Cascavel vai receber a partir desta de quarta-feira (17) até sexta-feira (19) o Paraná Cidadão, uma feira de serviços da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho. Nesse período, Estado e Município irão oferecer a população uma série de serviços de forma gratuita, como emissão de RG e outros documentos, além de encaminhamento de tarifa social de água e luz.

 

Filiação

A filiação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao Partido Liberal (PL) foi adiada após comum acordo entre ambos, confirmou uma nota divulgada pelo próprio partido. De acordo com o presidente da sigla, Valdemar da Costa Neto, a decisão foi tomada após uma longa troca de mensagens com Bolsonaro. Contudo, não há informações sobre qual seria o motivo desse adiamento.