Opinião

Informe da Redação

Informe da Redação

 

 

Pesquisa Eleitoral

O ex-presidente Lula (PT) segue na frente nas intenções de voto para as eleições presidenciais de 2022, de acordo com pesquisa BTG/FSB divulgada ontem (13). Lula tem 44% dos votos, contra 32% de Jair Bolsonaro (PL). Em terceiro lugar aparece o ex-senador Ciro Gomes (PDT), com 9%. No cenário espontâneo, a pesquisa mostra estabilidade, com Lula sendo citado por 40% dos eleitores e Bolsonaro por 29%.

 

Segundo Turno

Em simulações para o segundo turno, Lula também derrota Bolsonaro, por 54% a 36%. Foram entrevistados 2 mil eleitores entre os dias 10 e 12 de junho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR 03958/2022.

 

Propaganda Partidária

Nesta semana, o PSD, PV, Cidadania, Patriota e o MDB exibem propaganda partidária em rede nacional de rádio e televisão. Serão 30 inserções distribuídas na programação noturna das emissoras na terça-feira (14), na quinta-feira (16) e no sábado (18), das 19h30 às 22h30. Cada inserção tem duração máxima de 30 segundos.

 

Processo Eleitoral

O TSE acolheu, de forma completa ou parcial, 32 propostas feitas pelos integrantes da Comissão de Transparência Eleitoral (CTE) ainda para as Eleições 2022. Esse número representa 72% do total de 44 propostas – o número inicial era 47, mas algumas repetições foram aglutinadas – e 25% delas (11 propostas) estão sendo avaliadas para as próximas eleições municipais. Apenas uma proposta foi rejeitada.

 

Incentivo

A proposta de instituição da Política Nacional de Incentivo à Agricultura e Pecuária de Precisão é o primeiro item da pauta deliberativa da Comissão de Meio Ambiente. O PL 149/2019 tem objetivo de promover “a ampliação da eficiência na aplicação de recursos e insumos de produção, de forma a diminuir o desperdício, reduzir os custos de produção, aumentar a produtividade e a lucratividade, bem como garantir a sustentabilidade ambiental, social e econômica”.

 

Decisão Política

Durante a sessão ordinária da Alep, ontem (13), o deputado estadual Adelino Ribeiro (PSD), discursou falando sobre a decisão monocrática do Ministro do STF, Nunes Marques, que devolveu o mandato ao deputado estadual Francischini (União). Adelino classificou a decisão de Nunes Marques como política. “O que aconteceu nessa votação é uma briga política entre um grupo político encima de uma ação no STF. Lamentável o que aconteceu. ”

 

4° Posse

Com a recondução ao cargo na semana passada, o deputado estadual Elio Rush (União) tomou posse pela 4° vez na Alep nessa legislatura. Nas duas primeiras vezes por conta do licenciamento da deputada estadual Maria Victória (PP), quando ela ganhou suas filhas, em 2019 e 2021. A outras duas, com as decisões do TSE e do STF sobre a cassação do deputado Franchischini.

 

Professor – Youtuber

O deputado estadual Professor Lemos (PT), pediu ao secretário de Educação do Paraná, Renato Feder, para que revogue os editais para a contratação de PSS e da prova prática do Programa de Desenvolvimento de Professores, publicados pela SEED. Segundo Lemos, nos dois editais estão previstos que, os professores devam gravar vídeos e publica-los na internet para que sejam avaliados pela banca como forma de contabilizar pontuação nas provas. Segundo ele, uma Ação Civil Pública deve ser proposta pelo MP sobre os editais.