COLUNAS

Informe da Redação

14 de junho de 2022 às 07:58
Publicidade

 

 

Pesquisa Eleitoral

O ex-presidente Lula (PT) segue na frente nas intenções de voto para as eleições presidenciais de 2022, de acordo com pesquisa BTG/FSB divulgada ontem (13). Lula tem 44% dos votos, contra 32% de Jair Bolsonaro (PL). Em terceiro lugar aparece o ex-senador Ciro Gomes (PDT), com 9%. No cenário espontâneo, a pesquisa mostra estabilidade, com Lula sendo citado por 40% dos eleitores e Bolsonaro por 29%.

 

Segundo Turno

Em simulações para o segundo turno, Lula também derrota Bolsonaro, por 54% a 36%. Foram entrevistados 2 mil eleitores entre os dias 10 e 12 de junho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR 03958/2022.

 

Propaganda Partidária

Nesta semana, o PSD, PV, Cidadania, Patriota e o MDB exibem propaganda partidária em rede nacional de rádio e televisão. Serão 30 inserções distribuídas na programação noturna das emissoras na terça-feira (14), na quinta-feira (16) e no sábado (18), das 19h30 às 22h30. Cada inserção tem duração máxima de 30 segundos.

 

Processo Eleitoral

O TSE acolheu, de forma completa ou parcial, 32 propostas feitas pelos integrantes da Comissão de Transparência Eleitoral (CTE) ainda para as Eleições 2022. Esse número representa 72% do total de 44 propostas – o número inicial era 47, mas algumas repetições foram aglutinadas – e 25% delas (11 propostas) estão sendo avaliadas para as próximas eleições municipais. Apenas uma proposta foi rejeitada.

 

Incentivo

A proposta de instituição da Política Nacional de Incentivo à Agricultura e Pecuária de Precisão é o primeiro item da pauta deliberativa da Comissão de Meio Ambiente. O PL 149/2019 tem objetivo de promover “a ampliação da eficiência na aplicação de recursos e insumos de produção, de forma a diminuir o desperdício, reduzir os custos de produção, aumentar a produtividade e a lucratividade, bem como garantir a sustentabilidade ambiental, social e econômica”.

 

Decisão Política

Durante a sessão ordinária da Alep, ontem (13), o deputado estadual Adelino Ribeiro (PSD), discursou falando sobre a decisão monocrática do Ministro do STF, Nunes Marques, que devolveu o mandato ao deputado estadual Francischini (União). Adelino classificou a decisão de Nunes Marques como política. “O que aconteceu nessa votação é uma briga política entre um grupo político encima de uma ação no STF. Lamentável o que aconteceu. ”

 

4° Posse

Com a recondução ao cargo na semana passada, o deputado estadual Elio Rush (União) tomou posse pela 4° vez na Alep nessa legislatura. Nas duas primeiras vezes por conta do licenciamento da deputada estadual Maria Victória (PP), quando ela ganhou suas filhas, em 2019 e 2021. A outras duas, com as decisões do TSE e do STF sobre a cassação do deputado Franchischini.

 

Professor – Youtuber

O deputado estadual Professor Lemos (PT), pediu ao secretário de Educação do Paraná, Renato Feder, para que revogue os editais para a contratação de PSS e da prova prática do Programa de Desenvolvimento de Professores, publicados pela SEED. Segundo Lemos, nos dois editais estão previstos que, os professores devam gravar vídeos e publica-los na internet para que sejam avaliados pela banca como forma de contabilizar pontuação nas provas. Segundo ele, uma Ação Civil Pública deve ser proposta pelo MP sobre os editais.

Participe do nosso grupo no WhatsApp

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE