Opinião

Informe da Redação

Informe da Redação

 

 

Agronegócio

Mais de R$ 5 bilhões para o financiamento de pesquisas de desenvolvimento tecnológico e científico no agronegócio nos próximos anos. O projeto do senador Alvaro Dias (Podemos), o PLS 364/2016, aprovado na Comissão de Agricultura, do Senado Federal, vai garantir para a agricultura brasileira.

 

Futuro Político

O ex-juiz federal e ex-ministro da Justiça Sergio Moro (União Brasil) anunciará na terça-feira (14) o seu futuro político nas eleições de 2022. Ele convocou uma entrevista coletiva em Curitiba, às 11 horas. Na ocasião, Moro estará acompanhado de líderes locais e nacionais do União Brasil, como o deputado federal e pré-candidato a presidente da República Luciano Bivar.

 

Emendas

Senadores seguem nas negociações em torno do Projeto de Lei Complementar (PLP) 18/2022, que estabelece um teto para a cobrança do ICMS sobre combustíveis. Até as 12h desta segunda-feira (13), está aberto o prazo para apresentação de emendas. Até o fim da manhã desta sexta-feira (10), a proposta já havia recebido 25 sugestões.

 

Nova Ferroeste

O Ministério Público do Paraná e o Ministério Público Federal ajuizaram ação civil pública para que Ibama exija do Estado do Paraná a realização de pelo menos mais duas audiências públicas, em Morretes e Cascavel, para a apresentação dos estudos relacionados ao licenciamento ambiental da Nova Ferroeste.

 

ICMS

O Governo do Paraná editou decreto que reduz de 12% para 6% a alíquota de ICMS nas saídas interestaduais de suínos vivos. A redução é temporária, com validade até 31 de julho de 2022, e visa dar competitividade sobretudo aos suinocultores independentes do Estado. A medida foi aprovada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária.

 

Fiscalização

Como parte da quarta edição da aplicação do Índice de Transparência da Administração Pública, o Tribunal de Contas do Paraná começou a avaliar os portais da transparência das 399 câmaras municipais do Paraná. Até 2021, a análise havia se voltado somente aos sites do tipo mantidos pelas prefeituras.

 

Transporte Coletivo

Foz do Iguaçu recebe três novos ônibus articulados para reforçar a frota e melhorar o transporte coletivo. Os três novos veículos foram adquiridos pela Viação Santa Clara, empresa responsável pela operação do transporte coletivo, a pedido do Foztrans.

 

Mais leitos I

Como anunciado, a Secretaria de Estado da Saúde abriu mais dez leitos de UTI, sexta-feira (10), no Huop (Hospital Universitário do Oeste do Paraná) em Cascavel. Os novos leitos são para atender o aumento da demanda de pacientes ocasionada pela sazonalidade de doenças respiratórias e do atendimento de rotina dos traumas na área de urgência e emergência. “Continuamos na abertura de leitos anunciada pela Saúde na semana passada. Sinalizamos que estamos acompanhamento a necessidade nos hospitais e mais leitos devem ser abertos no Estado, na próxima semana”, disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

Mais leitos II

Além desses, outros 89 já haviam sido abertos no decorrer da semana. Eles estão na Santa Casa de Prudentópolis (10 UTIs), no Hospital Regional de Guarapuava (10 UTIs), no Hospital de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier, em Curitiba (10 UTIs e 20 enfermarias), no Hospital Universitário de Ponta Grossa (10 UTIs e oito enfermarias), no Hospital Universitário de Cascavel (15 enfermarias), no Hospital Cruz Vermelha de Castro (três UTIs) e no Hospital do Idoso, em Curitiba (três UTI’s).