Política

 Informe da Redação

 Informe da Redação

 

 

Com o Papa

O governador do Paraná Ratinho Junior se encontrou ontem (8) na Praça São Pedro, no Vaticano, com o Papa Francisco. Ele estava acompanhado da primeira-dama, Luciana Saito Massa, do arcebispo emérito de Maringá, dom Anuar Battisti. Ratinho Junior apresentou ao Papa os programas do Governo do Estado voltados para a terceira idade, além da entregar uma lembrança do Paraná.

 

Pedágio

Representantes do DNIT e da União se comprometeram a definir de quem é a responsabilidade pela manutenção das praças de pedágio e outras edificações abandonadas em rodovias federais do Paraná. A medida é resultado da audiência de conciliação realizada na Justiça Federal devido à ação movida pelo Instituto Brasil Transportes (IBT).

 

Estelionato Eleitoral

“A política nunca chegou a um nível tão baixo”, disse o senador Oriovisto Guimarães (Podemos), ao protestar contra a PEC anunciada pelo presidente da República para baixar, nos próximos seis meses, o preço dos combustíveis: “O Senado não pode ser conivente com esse estelionato eleitoral”, afirmou o senador que também destacou que é favorável ao projeto que define em 17% o teto do ICMS para combustíveis e energia.

 

Senado

O ex-juiz federal e ex-ministro da Justiça Sergio Moro (União Brasil), está avaliando no momento o seu futuro político e deve se lançar candidato a senador pelo Paraná. Se isso ocorrer, Moro poderá concorrer nas urnas com o senador Alvaro Dias (Podemos), artífice da filiação dele ao Podemos para ser um possível candidato a presidente da República.

 

Pesquisa

Uma pesquisa Genial/Quaest, divulgada ontem (8) mostra o ex-presidente Lula (PT) na frente da corrida presidencial, no primeiro turno, com 46% das intenções de voto. Em segundo lugar está o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 30%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Duas mil pessoas foram entrevistadas face a face entre os dias 2 e 5 deste mês. A pesquisa tem 95% de confiança e foi registrada no TSE sob o protocolo BR-03552/2022.

 

Aposentadoria Compulsória

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou por 39 votos a favor, 2 contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 163/2012) que acaba com a aposentadoria compulsória como medida disciplinar para juízes afastados de sua função por estarem envolvidos em corrupção ou terem sido flagrados cometendo outras irregularidades. O assunto será analisado agora por uma comissão especial, antes de seguir para o plenário.

 

Casulos Industriais

A Prefeitura de Cascavel abriu nova licitação para ocupação dos casulos industriais com metragem de 165m², cada. A sessão pública para recebimento de propostas acontecerá no dia 27 de junho, às 14h, no segundo piso do Paço Municipal. A licitação é na modalidade melhor oferta e os interessados podem acessar o edital e a relação de documentos necessários para habilitação no Portal do Cidadão de Cascavel.