Política

Informe da Redação

 

 

Candidatura Própria

O senador Alvaro Dias, presidente do Podemos no Paraná, disse em entrevista a uma rádio de Curitiba, que se o governador Ratinho Junior (PSD) não tiver mais interesse na coligação com o Podemos, a sigla vai buscar o seu próprio projeto para o governo do Estado. Nesse caso, segundo o parlamentar, “a única alternativa é a candidatura própria”.

 

Nomes

Alvaro citou cinco nomes que podem se apresentar para disputar a convenção estadual do partido, que será realizada no fim do mês de julho. Alexandre Kireeff, ex-prefeito de Londrina, Deltan Dallagnol, ex-procurador Federal, Flávio Arns, Oriovisto Guimarães e até o próprio Alvaro Dias.

 

Ponte Ayrton Senna

O governador Ratinho Junior assina hoje a ordem de serviço da revitalização da Ponte Ayrton Senna, em Guaíra. O investimento de R$ 18 milhões é parte da parceria institucional com a Itaipu Binacional. Está prevista a restauração, recuperação e reforço estrutural da ponte, bem como nova iluminação com luminárias LED.

 

Pedágio

Deputados estaduais que integram a Frente Parlamentar sobre o Pedágio, da Alep, têm uma audiência com o ministro Walton Rodrigues, do TCU, na próxima terça-feira (31). O encontro servirá para entregar nas mãos do ministro dois relatórios técnicos elaborados pelo ITTI.

 

Pedágio II

Além dessa questão, a Frente Parlamentar também deve manifestar a insatisfação dos paranaenses em relação ao degrau tarifário previsto, que vai reajustar as tarifas em 40% após a duplicação de trechos da concessão. O abandono das praças de pedágios desativadas e as obras não realizadas no contrato anterior também são questões que farão parte da pauta dos parlamentares na reunião.

 

Novas Federações

O TSE aprovou ontem (26), a criação de duas novas federações partidárias. A primeira une os partidos PSDB e Cidadania. A outra envolve Psol e Rede. O prazo para o registro de federações termina em 31 de maio, conforme estipulado pelo STF. Até lá, cabe ao TSE verificar se foram cumpridos os requisitos formais e aprovar o estatuto das federações.

 

Federações x Coligações

As federações partidárias são diferentes das antigas coligações, que permitiam alianças somente durante as eleições. Na federação, os partidos que se unirem antes de uma eleição devem permanecer juntos por no mínimo quatro anos, período do mandato.

 

Cartilha

Para responder a dúvidas recorrentes de produtores rurais do Paraná sobre questões ambientais, a Sedest e a FAEP lançaram a cartilha “Meio Ambiente em Tópicos”. O material traz informações sobre outorga da água, Cadastro Ambiental Rural (CAR), Programa de Regularização Ambiental (PRA) e energias renováveis.

 

Quinto Constitucional

A Câmara de Cascavel aprovou uma Moção de Apoio para que a promotora Simone Lorens faça parte da lista tríplice a ser apresentada pelo Ministério Público para a nomeação ao cargo de desembargadora do TJ-PR.

 

Prestação de Contas

Na próxima segunda-feira (30), a partir da 14h30, o secretário de Estado da Fazenda, Renê Garcia Junior, vai apresentar em audiência pública na Alep a prestação de contas do resultado contábil do Estado referente ao 1º quadrimestre de 2022. No dia 7 de maio está prevista a prestação de Contas da Secretaria de Estado da Saúde, a partir das 9h30.

 

Leitos SUS

O deputado estadual Marcio Pacheco (Republicanos) protocolou, na Alep, um requerimento solicitando à Sesa o aumento de leitos do SUS em Cascavel. A iniciativa tem o objetivo de amenizar o déficit de leitos, que tem resultado em superlotação de pacientes nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) da cidade.