Política

Incentivo à inovação: BRDE lança 1º edital de programa a startups

Na solenidade, que teve a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior, também foram assinados contratos de crédito com cooperativas agroindustriais.

Edital foi lançado durante o Show Rural, em Cascavel- Foto: Gilson Abreu/AEN
Edital foi lançado durante o Show Rural, em Cascavel- Foto: Gilson Abreu/AEN

Cascavel – O BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) lançou nessa quinta-feira (6), no Show Rural, em Cascavel, o edital de chamamento público do programa BRDE Labs, voltado ao apoio, capacitação e aporte financeiro de startups. Na solenidade, que teve a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior, também foram assinados contratos de crédito com cooperativas agroindustriais.

Lançado em dezembro pelo governador, o BRDE Labs vai apoiar startups que desenvolvem soluções para diversas áreas, mas com foco no agronegócio e na indústria 4.0. O edital é aberto para startups de todo o Brasil, porém, os espaços de aceleração estarão sediados nas unidades da PUC-PR em Toledo e Londrina. Inicialmente, o programa será destinado a empresas de base tecnológica em fase de desenvolvimento e validação do produto.

“São as startups apresentando novas ideias e soluções para o agronegócio, para quem vive no campo. E o BRDE, com essa ajuda, se aproxima cada vez mais do povo paranaense”, afirmou o governador Ratinho Junior. “Com isso, nossa agricultura, o agronegócio fica cada vez mais tecnológico, trocando a enxada pelo smartphone”.

Aceleração

Diretor de Operações da agência paranaense do BRDE, Wilson Bley explicou que o BRDE Labs fará a seleção e a aceleração de empresas startups, que desenvolvam soluções preferencialmente ao agronegócio, mas também empreendimentos voltados para a indústria 4.0 – IoT (Internet das Coisas), tecnologia da informação, energia, educação, saúde, logística e meio ambiente.

A proposta é aproximar empresas inovadoras, academia e potenciais clientes, também levando a inovação ao interior do Estado. “O BRDE é o banco de fomento da agricultura paranaense, agora voltada para essa agricultura 4.0, gerando emprego e renda em todo o Estado”, destacou Bley.

Crédito

O programa será realizado em parceria com a Hot Milk, aceleradora da PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), com apoio de cooperativas agroindustriais e clientes do BRDE. Após um processo de capacitação, startups consolidadas dentro da aceleradora poderão ter acesso a fundos de investimentos e linhas de créditos operadas pelo BRDE.

Um desses fundos é o Fip Anjo, chamada do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) voltada às startups e no qual o BRDE fez um aporte de R$ 15 milhões destinado a empresas da Região Sul.