Cotidiano

Inadimplência recua

O Indicador de Registros de Inadimplentes recuou 1,7% em Cascavel na comparação mensal de outubro com o mesmo anterior. Os números foram divulgados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), divulgados pela Associação Comercial do Paraná (ACP).

No resultado acumulado, a inadimplência obteve queda de 3,2%, enquanto na variação interanual (mesmo mês do ano anterior) o indicador cedeu 3,2%.

Crédito

A recuperação de crédito do consumidor, por sua vez, aumentou 1,4% na comparação mensal de outubro contra o mês anterior. Isso significa que mais pessoas conseguiram “limpar” o nome e estão aptas a voltarem a comprar no crediário. No resultado acumulado, a recuperação obteve queda de 12,3% enquanto na variação interanual (mesmo mês do ano anterior) o indicador caiu 15,1%.

Metodologia

O indicador de registro de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas e o indicador de recuperação de crédito é elaborado a partir das exclusões de registros informadas à Boa Vista SCPC pelas empresas credoras. O índice calculado pela média móvel dos últimos 12 meses do mês de referência, tendo como ano base a média desses valores em 2011.