Política

Governo integra o Acelera Foz, para retomada econômica

Foz do Iguaçu – O governo do Paraná vai se somar às oito instituições públicas e privadas que integram a coordenação estratégica do Acelera Foz, programa para a retomada econômica e o desenvolvimento de Foz do Iguaçu. A participação foi discutida com o secretário estadual de Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge, em reunião do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social).

Resultado da integração de projetos de diferentes instituições, o Acelera Foz reúne Codefoz, Itaipu Binacional, PTI (Parque Tecnológico Itaipu), Prefeitura de Foz do Iguaçu, Sebrae, Acifi (Associação Comercial e Empresarial), POD (Programa Oeste em Desenvolvimento) e Comtur (Conselho Municipal de Turismo). Seu objetivo é potencializar ações para atrair investimentos e diversificar a economia iguaçuense, em sete eixos e dezenas de ações prioritárias.

Aos líderes da sociedade civil organizada, gestores públicos e vereadores, Valdemar Jorge apresentou o PDLP (Plano de Desenvolvimento de Longo Prazo do Paraná), elencou as principais ações governamentais para o crescimento integrado das regiões e recebeu demandas dos representantes iguaçuenses. Na plenária, também foi debatida a correlação entre o PDLP e o Acelera Foz.

Ele afirmou, ainda, que o POD (Programa Oeste em Desenvolvimento) e o Conselho de Desenvolvimento de Foz do Iguaçu servem como exemplos de governança para as demais regiões do Paraná.

 

Parceria

Presidente do Codefoz, Felipe Gonzalez ressaltou que o Acelera Foz teve um papel essencial para a cidade enfrentar a emergência em saúde e destacou a participação do Estado: “O programa foi importante para chegarmos até aqui, fortes e competitivos, ganhando agora essa parceria fundamental com o governo do Paraná, grande reforço para que outras pautas se materializem, como a criação do Escritório de Atração e Recepção de Investimentos”, mencionou.

Vice-presidente da Acifi e membro do Conselho de Desenvolvimento Empresarial e de Infraestrutura do Paraná, responsável pela agenda do secretário estadual em Foz do Iguaçu, Danilo Vendruscolo frisou que o Acelera Foz representa a junção de muitos esforços: “Enfrentamos a crise causada pela pandemia com união. Agora temos os investimentos estruturantes que a Itaipu Binacional vem realizando e a retomada que vem com força. É o momento de mostrarmos as potencialidades e atrairmos mais e novos investimentos”.

 

Paraná do futuro

Na reunião do Codefoz da última sexta-feira (27), o secretário Valdemar Bernardo Jorge detalhou o plano para desenvolver o Paraná em médio e longo prazos e apresentou um diagnóstico econômico atual e as metas para 2034. Informou que o objetivo é aumentar o PIB (Produto Interno Bruto) de todas as regiões do Estado, de forma sincronizada, para elevar a arrecadação sem novos tributos, gerar empregos, reduzir desigualdades e melhorar a qualidade de vida dos paranaenses.

“Estamos atuando para que todas as regiões tenham conselhos de desenvolvimento, os quais serão responsáveis pelo planejamento das políticas públicas e por direcionar os investimentos do estado”, explicou. “Quem vai dizer o que precisa em infraestrutura e como serão aplicados os recursos serão o setor produtivo e a sociedade civil organizados nos conselhos”, explanou o gestor estadual.

Segundo o secretário, o Paraná tem o oitavo maior PIB per capta do País. Com o PDLP, a meta é chegar a 2034 na terceira posição, passando dos atuais R$ 38,7 mil para R$ 64,4 mil/habitante. “São projeções factíveis com o planejamento que estamos seguindo e as políticas e investimentos que o governo está realizando”, concluiu Valdemar Bernardo Jorge.