O presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), desembargador José Laurindo de Souza Netto, foi eleito nessa quinta-feira (4), para a presidência do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil. O governador Carlos Massa Ratinho Junior parabenizou a eleição do desembargador, destacando seu trabalho frente ao Judiciário paranaense. A posse da cúpula do conselho será em janeiro de 2022.

“O desembargador José Laurindo desempenha um trabalho muito importante no Tribunal de Justiça do Paraná. Tenho a certeza que o compromisso e a seriedade com que ele trata a Justiça e a população paranaense vão se refletir agora em âmbito nacional, por meio do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça”, afirmou o governador.

Ele ressaltou o apoio do TJPR nas ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19 e outros projetos conjuntos com o Governo do Estado. Isso inclui convênios para ampliar a inovação do Judiciário, para a proteção da primeira infância, na formação de servidores e outros temas.

“Os Três Poderes paranaenses trabalham de forma integrada, tendo sempre em primeiro lugar o interesse público e o bem-estar da população”, salientou Ratinho Junior.

Criado em 1992, em Minas Gerais, como Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil, o atual Conselho tem entre seus objetivos a defesa dos princípios, prerrogativas e funções institucionais do Poder Judiciário, especialmente em âmbito estadual; a integração dos Tribunais de Justiça em todo o território nacional; o intercâmbio de experiências funcionais e administrativas; e o estudo e o aprofundamento dos temas jurídicos e das questões judiciais.

“A integração entre os Tribunais é de extrema importância em meio à devastação causada pela pandemia e aos reflexos sociais deixados por ela”, afirmou José Laurindo. “O Judiciário precisa estar unido e preparado para os desafios que vêm pela frente, na garantia dos direitos de todos os cidadãos deste País”.

A eleição ocorreu durante o 120° Encontro do Conselho de Tribunais de Justiça, que iniciou na quarta (3) e segue até esta sexta-feira (5), no Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE), em Recife. A nova cúpula é formada, ainda, pelos presidentes do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), Henrique Carlos de Andrade Figueira, no cargo de vice-presidente; do Sergipe (TJSE), Edson Ulisses de Melo, como secretário de Relacionamento Institucional; e do Acre (TJAC), Waldirene Cordeiro, que atuará como secretária de Cultura.

(AEN)