Política

Giro político do dia 11 de dezembro de 2018

Empréstimo autorizado

Os vereadores aprovaram o empréstimo de R$ 3,5 milhões solicitado pela prefeitura para que sejam elaborados o Plano Municipal de Mobilidade Urbana e o Plano de Ação Imediata no Trânsito. Estão previstos desenvolvimento de estudos, serviços técnicos especializados, projetos conceituais e básicos para melhoria da mobilidade urbana e segurança viária. Outro pedido de autorização de empréstimo deve chegar em breve: o montante de R$ 35,485 milhões para execução de obras de infraestrutura urbana.

Aeroporto

Duas empresas que apresentaram proposta para execução do Terminal de Passageiros do Aeroporto de Cascavel foram consideradas inabilitadas: Consórcio Engedix Soluções de Engenharia/Marcos José Klein EPP e Gercindo Senhorin ME. O resultado com a ganhadora será anunciado esta semana.

Vai mudar

Anunciado ontem novo afastamento do vereador Jaime Vasatta (Podemos). Com isso, volta Rafael Brugnerotto por mais 30 dias, enquanto Vasatta se recupera de uma cirurgia.

Pode?

Os vereadores fizeram uma reunião ontem durante a sessão ordinária para discutir os vetos do Executivo sobre a denominação de prédios públicos – projetos que partiram do Legislativo. O Executivo alega inconstitucionalidade, pois a função seria da prefeitura. O Jurídico da Câmara discorda. Os vetos foram derrubados pela totalidade dos votos.

Resposta

Tem reunião hoje, às 14h, com o procurador Jurídico do Município, Luciano Braga Côrtes, para discutir se pode ou não o Legislativo querer dar nome a prédios públicos.

Fila de espera

E a lista de homenagens póstumas é grande. Ontem mesmo o presidente da Câmara, Gugu Bueno (PR), propôs nominar um prédio público como Paulo Marques – professor pioneiro de Cascavel que faleceu no sábado. Marques foi o primeiro professor emérito de Cascavel, deputado federal e vereador.

Leis inúteis

A Comissão Especial criada para verificar as leis municipais de Cascavel pretende realizar nesta quinta-feira um encontro para discutir as próximas ações. O grupo solicitou respostas à prefeitura sobre dezenas de concessões de imóveis. O levantamento é comandado pelo vereador Mauro Seibert (PP).

*Foi nomeada para cargo comissionado de assessora de gabinete na Secretaria de Assistência Social Lucia Lopes Correia da Silva.

*O Programa Bike Legal agora terá coordenador: Cláudio Amaral, agente comunitário de saúde, passa a ficar na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, terá 40% de gratificação de função mais 40% de gratificação de dedicação exclusiva.