Política

Giro político do dia 07 de fevereiro de 2019

Barulho

Apesar de mal ter ocupado a cadeira de governador, Ratinho Junior receberá uma avalanche de cobranças do interior do Estado nesta quinta e sexta-feira, com direito a uma agenda sem descanso. Ainda bem que ele traz consigo seu secretariado, para compartilhar as orelhas, que sairão ardendo de Cascavel. O próprio prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, vinha dizendo que a cidade tende “a cobrar e muito”. A começar pela situação vergonhosa da BR-277, onde, inclusive, um grupo articula manifestação para “lembrar” as décadas de promessas vazias.

Com prática?

Após criticar muito assuntos relacionados a gêneros sexuais, educação sexual nas escolas e abolir o tema do Plano Municipal de Ensino, a Câmara de Vereadores receberá em breve a coordenadora do Cedip (Centro Especializado de Doenças Infecto-Parasitárias), Josana Dranka. A “aula” sobre prevenção de doenças está marcada para o dia 26, às 14h30, em plenário, a pedido do vereador Serginho Ribeiro (PPL). No ano passado, o tema ficou quente após os vereadores delatarem uma professora da Escola Anibal Lopes que ousou orientar os alunos sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Diga-se de passagem, ela continua dando aulas, até porque nada havia feito de errado, a não ser escandalizar alguns vereadores.

Renúncia

O vereador Serginho Ribeiro (PPL) apresentou pedido de renúncia. Mas calma… não é do mandato, é do cargo na Comissão Permanente de Economia. Embora tenha ficado dois anos como presidente da comissão, ele decidiu que não vale continuar por mais dois anos. Ele quer se dedicar à Comissão de Cultura, a qual passou a existir no mandato da Mesa Diretora passada.

Sem acordo

Independente de quem ganhar a licitação, será difícil entregar a obra do Terminal de Passageiros do Aeroporto de Cascavel ainda neste ano. O prazo previsto de conclusão no certame é de 12 meses. A expectativa da gestão atual era ter a estrutura pronta ainda nas comemorações do aniversário da cidade, em novembro. Mas a disputa entre as empresas parece não ter fim e já frustrou o sonho de Paranhos: ficará para 2020.

**O jornalista Ivan Zuchi – que deixou a Secretaria de Comunicação de Leonaldo Paranhos ainda ano passado – já assina como assessor de Evandro Roman, que assumiu novo mandado de deputado federal, com o pedido de licença de Nei Leprevost para assumir a Secretaria de Justiça do Paraná.

**Militante reconhecida no PT, a servidora da Câmara Danielle Braz acaba de receber 30% de gratificação. Ela era do Setor de Compras e agora passa para o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo.