Esportes

Futebol brasileiro se despede neste sábado dos Jogos Pan-Americanos

Meninas enfrentam a Colômbia pelo ouro, homens encaram o Panamá, de olho no bronze

Toronto – Esporte no qual o Brasil leva a fama de ser temido, apesar de o histórico recente apontar o contrário, o futebol chega ao fim neste sábado (25) para as seleções do País nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá.

E como tem sido recentemente, a alegria para os brasileiros pode vir dos pés das mulheres, que às 19h30 (de Brasília) enfrentam as colombianas pela medalha de ouro na competição. Antes, às 14h, os homens entrarão em campo para disputar o terceiro lugar com o Panamá.

Em sua quarta final consecutiva dos Jogos, a seleção feminina tenta recuperar a soberania da competição, pois em Guadalajara 2011 foi prata (perdeu para o Canadá) depois de ter sido campeã no Rio 2007 e em Santo Domingo 2003.

Na busca pelo tricampeonato, o Brasil chega à final com uma campanha invicta, com vitórias sobre Costa Rica (3 a 0), Equador (7 a 1), Canadá (2 a 0) e México (4 a 2), sendo esta última pela semifinal. Já as colombianas venceram México (1 a 0) e Argentina (2 a 0) e empataram com Trinidad e Tobago (1 a 1) na primeira fase e despacharam o Canadá (1 a 0) na semifinal para chegar à final inédita.

Masculino

Para a seleção masculina, a disputa pelo terceiro lugar tem sentimento inferior a de “prêmio de consolação”. Esquecer a derrota para o Uruguai na semifinal vai ser difícil, pois o Brasil vencia por 1 a 0 até os 40 minutos do segundo tempo, quando sofreu o empate e se desestabilizou antes de levar a virada no minuto seguinte.

E isso que o Brasil atuou desde os 10min do primeiro tempo com um homem a mais, mas só abriu o placar aos 28min do segundo tempo, dez minutos antes do meia Dodô, do Atlético-MG ser expulso e dar início ao fim do sonho pelo ouro, que não é conquistado há 28 anos, desde Indianápolis 1987.