Cotidiano

Frente Parlamentar de Saúde inicia visitas em todas as unidades

Objetivo das visitas é corrigir eventuais erros e apontar soluções

Cascavel – A Frente Parlamentar de Fiscalização Permanente da Saúde Pública, da Câmara de Vereadores de Cascavel, inicia nesta quinta-feira (16) um amplo levantamento nas 36 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família), além das três UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) de Cascavel.

“Vamos fazer um amplo diagnóstico do setor visando corrigir eventuais erros e apontar soluções”, acentua o presidente da Frente Parlamentar, vereador João Paulo (PSD).

Os vereadores irão aproveitar o recesso legislativo para efetuar o trabalho e para tanto foram divididos em dois grupos: Professor Paulino, Celso Dal Molin e Walmir Severgnini farão visitas nas unidades da região Norte da cidade e distritos, enquanto que o restante ficará a cargo de João Paulo, Jaime Vasatta e Nei Haveroth.

O ponto de partida do trabalho, encarado como uma verdadeira “missão” pelos seus integrantes, será conferir se foram adotadas as medidas sugeridas no ano passado ao Executivo Municipal pela CPI da Saúde, como por exemplo a questão da “fila das madrugadas” – com a abertura das portas para que os usuários possam se abrigar enquanto esperam.

A Frente Parlamentar quer saber, ainda, como estão funcionando os agendamentos e os atendimentos, bem como as condições de trabalho dos servidores, levantando se há falta de pessoal e como está o ambiente profissional dos atendentes, enfermeiros e médicos.

Os vereadores vão fazer um check-list sobre os vários pontos relacionados ao atendimento dos usuários do sistema, além de afixar – em cada unidade visitada – um adesivo contendo o número exclusivo da Frente Parlamentar: (45) 3321-8888.

“Queremos estimular a participação das pessoas com críticas, sugestões e elogios”, destaca João Paulo.

(Com informações de assessoria)