Agronegócio

Financiamentos à sustentabilidade

O BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) formalizou nesta semana um contrato financeiro com o BEI (Banco Europeu de Investimentos) no valor de 80 milhões de euros (R$ 353 milhões) para financiar projetos com foco em energia renovável, eficiência energética e mobilidade urbana. A assinatura do contrato ocorreu no Palácio Iguaçu, com a presença da governadora Cida Borghetti.

Na mesma solenidade, o BRDE e o ITCG (Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná) assinaram um acordo de cooperação técnica para a criação de uma linha de crédito voltada aos concessionários das áreas de florestamento ambiental do ITCG.

Os recursos do banco europeu serão disponibilizados a projetos do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. “Esse contrato demonstra que o Estado e o BRDE estão comprometidos com a modernização, a sustentabilidade e a inovação”, afirmou Cida.

A governadora afirmou que o Paraná incentiva a geração de energia renovável e citou a Lei 19.500, sancionada por ela em maio deste ano e que institui a Política Estadual do Biogás e do Biometano. “Deixamos, com isso, um legado para os paranaenses. O Estado é um dos principais geradores de energia limpa do País”, disse.

Aproximação

O contrato é resultado dos entendimentos que foram iniciados em 2017, quando o BRDE recebeu a visita técnica do BEI no Brasil. A aproximação com a instituição se deu especialmente pelo reconhecimento da Política de Responsabilidade Socioambiental do BRDE na contratação de operações financeiras através de programas como o BRDE PCS (Produção e Consumo Sustentáveis).