Opinião

Final da placa do carro ganha mais importância

Em perguntas de múltipla escolha, 26% dos participantes responderam que a solução encontrada para se locomover em dias de rodízio é se enquadrar nos horários permitidos para transitar com o veículo

 

 

A Webmotors, maior ecossistema automotivo do Brasil e principal portal de negócios e soluções para o segmento, anuncia os resultados de uma pesquisa inédita realizada para entender o comportamento do consumidor quando o assunto é o emplacamento do veículo. O novo estudo contou com a participação de 2.250 consumidores de todo o Brasil.

“Com a pandemia e muitas pessoas trabalhando remotamente, o final da placa ganhou ainda mais relevância. Recentemente, troquei de veículo e optei por uma placa que coincidisse com o dia em que trabalho de casa, assim ganho mais comodidade e não fico sem o carro nos dias em que preciso sair”, analisa Cris Rother, CMO da Webmotors. “Outro ponto importante é a preferência pelas placas com final 1 e 2, que leva o proprietário a pagar a taxa de licenciamento no mês de julho, o que lhe dá um respiro estratégico entre as muitas contas do início de ano e uma certa folga até as despesas tradicionais de dezembro”, completa.

De acordo com a pesquisa, 35% dos participantes escolhem o número final da placa de olho nos dias de rodízio, enquanto 31% preferem avaliar qual o melhor mês para quitar o licenciamento. Já um grupo de 29% faz os cálculos para que as despesas com os finais 9 e 0 não fiquem próximas ao vencimento do IPVA – imposto que é pago no início do ano seguinte.

Fugir do rodízio

Em perguntas de múltipla escolha, 26% dos participantes responderam que a solução encontrada para se locomover em dias de rodízio é se enquadrar nos horários permitidos para transitar com o veículo. Do total, 26% também revelaram ter um segundo carro com final de placa diferente. Dentro das opções, a locomoção por aplicativos é feita por 15% dos entrevistados e apenas 5% preferem utilizar outros meios de transporte como bicicletas ou carona.

Perguntados sobre os mecanismos de buscas em sites de compra e venda de veículos, 49% dos usuários afirmaram que, embora, não seja um dos fatores fundamentais para a tomada de decisão, ter filtros por final de placa facilita a pesquisa. “Dentro do ecossistema Webmotors, o cliente encontra um ambiente prático e seguro para realizar suas buscas com a personalização das ofertas de acordo com seu perfil”, finaliza Rother.