Esportes

FIA divulga primeiras medidas para recuperar a popularidade da F-1

Segundo a entidade, mudanças mais profundas podem acontecer em 2016

São Paulo – A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) anunciou nesta quinta-feira (2) os primeiros passos para recuperar a popularidade da Fórmula-1. Não por acaso, algumas das medidas anunciadas se alinham com o desejo expressado pelos torcedores em uma pesquisa feita pela Internet pela GPDA, a associação dos pilotos.

Embora não tenha entrado em detalhes, a federação afirmou que aumentará as restrições aos auxílios de pilotagem que os pilotos recebem atualmente. As novidades já entrarão em vigor a partir do GP da Bélgica, que acontece no fim do mês de agosto.

Mudanças mais profundas podem acontecer em 2016. A FIA e a FOM – detentora dos direitos comerciais da categoria – estudam mudanças no formato do fim de semana. Em entrevista, Jean Todt já se mostrou simpático à ideia de duas corridas por GP, sendo uma mais curta no sábado para definir o grid da prova principal do domingo. A ideia ainda será avaliada.

Ainda assim, o pacote definido não atende a alguns dos principais anseios expressados pelos torcedores na pesquisa da GPDA. A volta do reabastecimento, a chegada de um segundo fornecedor de pneus e a introdução de um teto orçamentário estão, por ora, descartadas.

(Com informações do Lance!)