Cotidiano

Fecomércio PR e Sebrae PR promovem Salão de Franquias

Evento virtual vai conectar empreendedores a modelo inovador de negócios

Fecomércio PR e Sebrae PR promovem Salão de Franquias

Cerca de 100 marcas de diversos segmentos vão expor seus produtos em busca de novos franqueados, na edição virtual do Salão de Franquias 2021. Com realização da Fecomércio PR em parceria com o Sebrae e apoio da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o evento online ocorre nos dias 10 e 11 de setembro. A expectativa é que o Salão de Franquias conecte as marcas com mais de 1,5 mil empreendedores desse modelo de negócio.

As franquias brasileiras devem encerrar esse ano com crescimento de mais de 8% no faturamento e 5% em número de unidades, conforme previsão da ABF. De acordo com o coordenador estadual de comércio, mercado e franquias do Sebrae PR, Lucas Hahn, o Brasil é um dos países que mais contam com esse formato de empreendimento no mundo, devido à segurança proporcionada.

Para o coordenador de desenvolvimento empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, o Salão de Franquias oferece a possibilidade de exposição das marcas de empresas participantes, além do contato com investidores. “O candidato a franqueado poderá obter informações valiosas para poder fazer as necessárias avaliações pessoais e comerciais antes de assumir uma franquia”, destacou.

Modelo de sucesso

Um dado importante levantado pelo IBF (Instituto Brasileiro de Foodservice) aponta que as redes de franquias são as que menos perderam faturamento e unidades nos últimos 17 meses de pandemia. A retração foi de 35% nas receitas e somente 5% no número de pontos comerciais abertos.

As franquias são gerenciadas por empreendedores que desafiam o crescimento, possuem conhecimento no mercado de atuação, bem como dos processos, produtos e tecnologias. As empresas oferecem ao franqueados treinamentos e manuais para tornarem-se bem-sucedidos em seus negócios.

Esses fatores conferem um formato mais atrativo àqueles que desejam começar a empreender. As franquias suprimem várias fases de desenvolvimento de um novo negócio, tais como a criação do produto, sua aderência com o público, fornecedores, entre outros.

Um dos principais operadores da modalidade é o segmento de alimentação, ao contabilizar no modelo cinco das dez maiores redes nacionais. Na sequência, os setores de destaque são os de cosméticos, produtos automotivos, turismo e óptica.

Neste momento de retomada da economia, a abertura de franquias é atrativa, principalmente com o otimismo dos empresários e o avanço da vacinação. A desaceleração econômica, por outro lado, fechou muitos pontos comerciais no ano passado, o que abre espaço para franqueados atraídos por negociações vantajosas.

Participação

Os participantes do salão poderão conversar diretamente com os empresários e assistir a painéis de discussões, além de receberem materiais informativos sobre o setor de franquias.

Interessados a participar do Salão de Franquias como franqueados 2021 devem fazer suas inscrições pelo site do evento, conforme o lote disponível e o porte do negócio.

Os visitantes podem fazer inscrições gratuitas pelo https://www.sebraepr.com.br/salaodefranquias