Esportes

'Ele foi o grande criador do futebol', diz Ricardo Teixeira no enterro de Havelange

joao-havelange.jpgRIO? Cerca de 70 pessoas participaram do enterro do ex-presidente da Fifa, João Havelange, no Cemitério São João Batista, em Botafogo. A família do ex-dirigente dispensou o velório na capela.

Entre os presentes estão Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB, Ricardo Teixeira, Eurico Miranda e Bernard, chefe da missão brasileira na Olimpíada do Rio.

Sem querer falar muito, Ricardo Teixeira disse o ex-sogro é a alma do futebol atual.

? Ele foi o grande criador do futebol, financeiramente e tecnicamente falando.

Nuzman ressaltou a importância de Havelange no esporte mundial:

? Havelange foi uma das maiores figuras do esporte mundial e a número um do futebol.
Transformou o futebol na grande religião mundial ? disse ele.

João Havelange, presidente da Fifa entre 1974 e 1998, morreu no início da manhã desta terça-feira, aos 100 anos. Havelange foi presidente de honra da entidade até 2013 e figura importante para que o Rio ganhasse, em 2009, o direito de sediar a Olimpíada de 2016. João Havelange

UMA VIDA NO ESPORTE

Nascido no Rio de Janeiro, em 8 de maio de 1916, Havelange tinha sido internado no Hospital Samaritano, no Rio, no início deste mês, devido a uma pneumonia. No fim do ano passado, já tinha sido internado no mesmo hospital em decorrência de problemas pulmonares.

Havelange econtrou uma Fifa administrada quase como uma empresa de fundo de quintal. Secretário-geral de Stanley Rous por mais de 20 anos, Helmut Kasser vivia com a família no segundo andar da sede. Havelange profissionalizou a gestão da entidade: uma de suas primeiras providências foi adquirar uma casa “digna do secretário-geral da Fifa” para Kasser.

A vida de João Havelange em imagens

O brasileiro adotou um sistema de patrocínio para a menina dos olhos da Fifa, a Copa do Mundo, que tornou a entidade forte economicamente, com condições de se sustentar mesmo que viesse a sofrer um baque, como o da década de 40, quando a Segunda Guerra Mundial impediu a realização de duas edições do Mundial (1942 e 1946).

Com dinheiro em caixa, Havelange passou a tocar outro projeto: a globalização do futebol. E a expansão também para outros segmentos: em 1977 foi realizado o primeiro Mundial Sub-20, e em 1985 nasceu o Mundial Sub-17. As mulheres também passaram a ter a sua Copa do Mundo quadrienal, a partir de 1991, e hoje elas já contam com versões Sub-20 e Sub-17, como os homens.

A Fifa também levou cursos de técnicos, de árbitros, de gestores, para países do mundo inteiro, especialmente os de futebol profissional menos desenvolvido, além da criação de escolinhas e até programas socioculturais.

Em 2013, Havelange perdeu o título de presidente de honra da Fifa por causa de denúncias de corrupção. O caso também afastou o brasileiro do Comitê Olímpico Internacional.

Info João Havelange Fatos marcantes

LEIA MAIS: João Havelange, o polêmico dirigente que mudou a cara da Fifa

Havelange também presidiu a CBD (Confederação Brasileira de Desportos, antecessora da CBF) ? que na época congregava 24 esportes ? de 1958 a 1974.

Antes de dirigente esportivo, Havelange foi atleta da natação e do polo aquático, disputando os Jogos Olímpicos de Berlim, na Aemanha (1936), e Helsinque, na Finlândia (1952).

Morre no Rio, aos 100 anos, João Havelange