Esportes

Dia D de vacinação supera meta com 7,6 mil doses aplicadas

Pais atenderam ao chamado e pelo menos 3,8 mil crianças foram imunizadas sábado em Cascavel

Cascavel começa a semana com um notícia positiva. Pelo menos 3,8 mil crianças foram imunizadas contra a poliomielite e o sarampo no último sábado (18), durante o Dia D de vacinação realizado em nossa cidade, a exemplo do que ocorreu em todo o Brasil. Depois de um jejum de campanhas com baixo interesse dos pais pela vacina, nessa edição houve reação da comunidade diante da ampla divulgação e do alerta para os riscos de vírus que já extintos voltarem a circular. Com isso, 7.608 doses de vacinas foram aplicadas nas 35 unidades de saúde que atenderam durante todo o dia.

"O trabalho foi intenso e altamente recompensador, pois a comunidade atendeu ao apelo e está voltando a vacinar as crianças. Isso é resultado de uma ampla divulgação com apoio da imprensa, dos 11 clubes rotários, de reuniões com escolas – foram envidados comunicados nas agendas de 32 mil estudantes da rede municipal e de mais 18 mil na rede estadual, além da particulares – e vimos que muitos pais e responsáveis aproveitaram o tempo livre para levar as crianças a uma unidade de saúde", comemora a coordenadora do Programa de Imunização, Cristina Carnaval, acrescentando que o retorno do Zé Gotinha foi um atrativo para a garotada.

56% de cobertura 
O sucesso do Dia D trouxe novo estímulo para atingir a cobertura vacinal até o dia 31 de agosto, quando será encerrada a campanha nacional. Até lá, Cascavel precisa vacinar mais 7,2 mil crianças para fechar a meta de 16.513. Com as doses aplicadas no sábado, totalizamos 9,3 mil crianças imunizadas em duas semanas de campanha, o que corresponde a 56% da meta.

"Todas as equipes continuam mobilizadas. As unidades estão preparadas para receber esse público-alvo, para que possamos chegar no dia 31 deste mês com a cobertura vacinal atingida", continua Cristina Carnaval.

Onde receber as doses em Cascavel
As UBS (Unidades Básicas de Saúde) atendem no seguinte horário:
– Horário normal de funcionamento: 7h às 19h
– Horário de vacinação: 7h às 18h45
Exceções: UBS Santa Cruz e UBS Floresta:
– Horário normal de funcionamento: 7h às 22h
– Horário de vacinação: 7h às 18h45
USF – Unidades Saúde da Família:
– Cidade Verde
– Sede Alvorada
– Espigão Azul
– Cataratas
– Lago Azul
– São João
– São Francisco
– Juvinópolis
– Navegantes
– Rio do Salto
– Santa Bárbara
– São Salvador
– Horário de funcionamento: 8h às 17h
– Horário de vacinação: 8h às 16h45
Demais USFs: 
– Horário de funcionamento: 7 h às 19h
– Horário de vacinação: 7 h às 18h45

Unidades que encontram-se em reforma: 
UBS Aclimação, UBS Cancelli, USF Santo Onofre, UBS Los Angeles, USF Colméia, USF Morumbi e UBS Tolentino/Neva.
Para essas unidades a recomendação é que a população busque a unidade de atendimento mais próxima, conforme já vem ocorrendo com os atendimentos diários, para receber a vacina.