O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) abriu nesta quinta-feira (1º) os envelopes com propostas de preços da licitação para executar serviços de conservação e manutenção de 307,56 quilômetros de rodovias na região Noroeste do Estado.

Quinze empresas e consórcios participaram, com propostas entre R$ 53.254.178,13 e R$ 77.583.982,49. A modalidade utilizada é a Concorrência Pública, em que é considerada vencedora a participante que oferecer o menor preço e for habilitada.

Agora as propostas serão analisadas pela comissão de licitação, com o resultado sendo publicado em Diário Oficial e no portal Compras Paraná, também já marcando a data para abertura dos envelopes com documentos de habilitação das melhores colocadas. A publicação inicia o prazo de recursos de cinco dias úteis, com outros cinco dias para contrarrazões, se for o caso.

A abertura dos envelopes aconteceu no auditório do DER/PR em Curitiba, e contou com a participação do secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, do diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti, acompanhado pelos prefeitos de Cidade Gaúcha, Japurá, Nova Olímpia, São Manoel do Paraná e São Tomé.

“Fazemos questão de contar a participação dos nossos prefeitos e prefeitas aqui nessas aberturas de envelopes, trazendo a transparência necessária para os processos de licitação de obras. E essa é uma região que está contando muito com as melhorias que vamos realizar nesse contrato. São cidades que estavam sem cobertura e que agora estamos resolvendo”, afirmou Sandro Alex.

OBRAS – O contrato prevê a execução de serviços rotineiros de conservação, como remendos profundos e superficiais, fresagem, reperfilagem, microrrevestimento, melhorias no sistema de drenagem e na sinalização horizontal.

Serão atendidas as rodovias que passam por Cianorte, Cidade Gaúcha, Floraí, Guaporema, Indianópolis, Japurá, Nova Esperança, Nova Olímpia, Presidente Castelo Branco, Rondon, São Carlos do Ivaí, São Jorge do Ivaí, São Manoel do Paraná, São Tomé, Tapira e Terra Boa, beneficiando os mais de 200 mil habitantes dos 16 municípios.

Os primeiros trechos contemplados devem ser a PR-482, entre Tapira e Nova Olímpia, a PR-479, de São Manoel do Paraná até Indianópolis; a PR-498, entre Japurá e o Rio Ivaí; a PR-180, de Guaporema a Rondon; e a PR-082, de Cidade Gaúcha a Nova Olímpia. Serão múltiplas frentes de trabalho atuando para garantir o cumprimento do prazo contratual de 24 meses e atender a população o mais breve possível.

“Temos um número expressivo de participantes nessa licitação, cuja disputa garante uma grande economicidade de recursos públicos. E com a nova modelagem que desenvolvemos para esse contrato, esperamos ter excelentes resultados na conservação e manutenção de todos os trechos contemplados, iniciando os trabalhos ainda este ano”, explicou o diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti.